Dubai – Um acordo de entendimento (MoU) foi assinado entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o estado do Espírito Santo neste sábado (13) em Dubai. Assinaram o documento o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e o subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais do estado do Espírito Santo, Gabriel Martins Feitosa. Na foto acima, da esquerda para a direita, Feitosa, Mansour e a gerente de Novos Negócios do estado do Espírito Santo, Christiane Menezes.
O objetivo do memorando de entendimento é reafirmar a relação de cooperação entre o estado e a entidade e delinear os parâmetros dentro dos quais eles pretendem cooperar em áreas como educação, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica, intercâmbio cultural, entre outras. A ideia é também facilitar o intercâmbio de especialistas e visitas técnicas, bem como ampliar o diálogo entre os interlocutores.
Feitosa disse que o estado pode ser um hub logístico de exportação aos países árabes, falou em internacionalização de empresas capixabas e sobre a possibilidade de investimentos árabes no estado. “Temos uma conjuntura de incentivos fiscais que trazem muita competitividade para o estado”, disse. Empresas como Marcopolo, Brinox e Britânia estão estabelecidas no Espírito Santo. Segundo Feitosa, há oportunidades para investimentos e exportações principalmente nos setores de rochas e cafés especiais. O Porto de Vitória exporta cerca de 90% do granito brasileiro.
Mansour disse que a Câmara Árabe tem total interesse em trabalhar a pauta de exportações do estado aos países árabes. “Podemos montar um showroom de pedras de granito aqui em Dubai”, ele sugeriu. Segundo o secretário, há zonas francas nos Emirados voltadas a esse setor de rochas ornamentais, como em Ras Al Khaimah.
Ele disse ainda que enxerga oportunidades para o Espírito Santo não só Emirados Árabes, mas também em outros países vizinhos, como Kuwait, Omã e Arábia Saudita. Mansour sugeriu que o estado do Espírito Santo traga uma delegação aos Emirados entre fevereiro e março do ano que vem para fazer um roadshow pela região com visitas a esses países. O secretário-geral falou ainda sobre a possibilidade de uma visita dos embaixadores árabes no Brasil ao estado do Espírito Santo no ano que vem.
“Acredito muito que essa parceria possa gerar bons frutos. O Espírito Santo é uma pedra a ser lapidada, as oportunidades são infinitas”, disse Feitosa. Ele convidou Mansour para visitar o Espírito Santo e incentivou a Câmara Árabe a abrir uma filial no estado.
Participaram da reunião o chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, a diretora de Novos Negócios da entidade, Daniella Leite, e a gerente de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.