São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira ampliou este ano sua parceria com o Ministério das Relações Exteriores com o objetivo de aumentar a visibilidade dos produtos brasileiros no mundo árabe. “A parceria vai além da participação em feiras. Teremos um programa de trabalho com seminários, encontros de negócios e reuniões com autoridades em diversos países”, afirmou o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby.
A parceria inclui a participação da entidade em seis feiras setoriais e multissetoriais. O primeiro evento, realizado no início de fevereiro, foi a Feira Internacional de Cartum, no Sudão. O estande brasileiro teve a presença de três empresas: a Grendene, de calçados, o grupo JBS Friboi, maior conglomerado de carnes do mundo, e a fábrica de móveis Fiasini.
Paralelamente à mostra, Alaby e diplomatas brasileiros tiveram encontros com representantes do Ministério de Investimentos do Sudão, da Associação de Empresários Sudaneses, com o vice-diretor de Relações com as Américas do Ministério das Relações Exteriores do Sudão, Tariq Hassan Abusalih, entre outros.
De acordo com Alaby, o apoio do ministério é oficial, promocional e financeiro. Para o próximo evento, que será a feira Djazagro, do agronegócio, na Argélia, a idéia é organizar um seminário em Argel sobre as oportunidades de negócios e investimentos no setor agroindustrial para os empresários locais. Estão programados ainda encontros na Câmara de Comércio e Indústria, entre outros.
A Argélia é o principal importador de alimentos da África. No ano passado, a feira teve a participação de mais de 350 expositores de alimentos, bebidas, equipamentos e embalagens. As inscrições podem ser feitas pelo site da Câmara Árabe (www.ccab.org.br).
Ainda no mês de abril acontece a Feira Internacional de Trípoli, na Líbia. “É uma participação mais institucional”, disse Alaby. O evento, que é multissetorial e será realizado de 02 a 12, recebe cerca de 2 mil expositores de 30 países.
Entre as novidades deste ano, além da Djazagro, que terá pela primeira vez a presença da Câmara Árabe, também vão ocorrer as feiras Healthcare, na Síria, de produtos médico-hospitalares, e a Mactech, no Egito, de máquinas e equipamentos agrícolas. Nos dois eventos, o Itamaraty e a Câmara Árabe querem organizar um seminário sobre as oportunidades de negócios desses setores para os empresários árabes.
A Healthcare, que será realizada de 15 a 18 de abril, em Damasco, reúne cerca de 125 empresas de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos e material de higiene pessoal. A idéia é agendar visitas a um hospital e uma clínica odontológica de referência na capital, além de encontros com autoridades e empresários da Saúde.
Para promover a feira no Brasil e chamar os empresários para participarem, a Câmara Árabe fará, na segunda-feira (22), um seminário na sede da entidade, em São Paulo, sobre as oportunidades de negócios do setor médico-hospital nos países árabes.
A feira no Egito, Mactech, de 25 a 28 de novembro, no Cairo, também deve contar com um seminário sobre o setor de máquinas e equipamentos agrícolas para os importadores árabes, além dos encontros de negócios e com autoridades locais.
Por último, a Câmara Árabe e o Itamaraty participam da DBX Kurdistan, no Iraque. Essa vai ser a terceira vez que a entidade participa do evento, que será realizado de 11 a 14 de novembro. A feira é multissetorial e oferece oportunidades para equipamentos hospitalares e de segurança, máquinas para construção, equipamentos para extração e produção de petróleo e alimentos em geral.