São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira traz novidades aos exportadores brasileiros e importadores árabes no processo de certificação de documentos. A partir deste mês já é possível acompanhar pela internet todos os estágios da certificação necessária para exportar ao mundo árabe. “Ao entregar a documentação, vai no protocolo um login (que é o CNPJ da empresa) e uma senha (que pode ser alterada). Isso vai permitir que o exportador rastreie todos os estágios do processo”, afirmou a supervisora do departamento de Certificação da Câmara Árabe, Simone Cássia Rojas.
No período, o cliente vai poder visualizar pela internet a entrada do processo, a análise, a assinatura e a disponibilidade de retirada (que só poderá ser feita após o pagamento). “Isso vai facilitar bastante para o cliente dar um feedback aos despachantes, por exemplo”, disse Simone. A Câmara Árabe recebe por dia entre 60 e 100 processos e emite cerca de 3,5 mil certificados de origem por mês.
De acordo com a supervisora, antes desse rastreamento online, só era possível acompanhar o processo ligando para o departamento. Com alguns dias em funcionamento, Simone garante que a qualidade no atendimento melhorou e a quantidade de ligações para saber do processo diminuiu.
“A rastreabilidade não se restringe apenas ao exportador, mas ao importador também, que consegue verificar a autenticidade do produto”, disse a supervisora. No caso do importador, vai uma etiqueta no documento com uma chave de segurança que permite o seu acesso à rede.
Desde o dia 1º de agosto, a Câmara Árabe também facilitou ao exportador a forma de pagamento da taxa de certificação. O que era antes pago por recibo agora foi substituído por boleto bancário eletrônico. Com isso, as empresas exportadoras ou seus procuradores vão passar a receber em seu próprio e-mail, previamente cadastrado, o boleto bancário. Segundo Simone, esse novo procedimento também possibilita à empresa efetuar o pagamento pela internet evitando o deslocamento à agencia bancária ou à sede da Câmara Árabe. O boleto bancário autenticado vale ainda como comprovante de pagamento, eliminando a necessidade de emissão do recibo.
Um terceiro procedimento para facilitar no processo de certificação é o Formulário de Origem Online. “Antes era preciso vir buscar o formulário na sede da Câmara Árabe ou enviar por correio”, disse Simone. Esse formulário, que é o certificado de origem, é um documento obrigatório que atesta a origem do produto. O documento é aprovado pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes e deve ser preenchido pelo exportador no idioma inglês.
A certificação
De acordo com Simone, a certificação de documentos para exportar representa uma garantia para o importador árabe e o exportador brasileiro. Além disso, a Câmara Árabe analisa detalhadamente os documentos com o objetivo de cumprir as normas de origem e as exigências do importador árabe. As embaixadas árabes em Brasília legalizam apenas os documentos de exportação certificados pela Câmara Árabe.
Mais informações
Departamento de Certificação
Tel.: +55 (11) 3283-4066
Link para o formulário de origem: www.ccab.org.br/site/certificacao.php

