São Paulo – Representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira integram a delegação empresarial que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem para Indonésia e Malásia, que começou na quinta-feira (23) e vai até a próxima terça-feira (28). Participam da comitiva do setor privado o presidente da Câmara Árabe, William Adib Dib Junior, e a diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar.

Os dois países não são árabes, mas têm maioria islâmica e a Câmara Árabe mantém ações voltadas para os mercados muçulmanos, como o Projeto Halal do Brasil, que tem por meta fomentar o fornecimento de produtos brasileiros para consumidores de religião islâmica. Dib e Fernanda participaram de fórum empresarial em Jacarta e nos próximos dias integram a agenda da comitiva em Kuala Lumpur.
No Fórum de Negócios Indonésia-Brasil empresários do Brasil e da Indonésia debateram energia renovável, biocombustíveis, minerais críticos e segurança energética, agricultura sustentável, pecuária e segurança alimentar, inovação, tecnologia, produção industrial e outros assuntos de interesse comum. Também foram assinados memorandos de entendimento. O presidente Lula fez o encerramento do encontro empresarial.
Lula foi recebido na Indonésia com honras militares e civis no Palácio Merdeka pelo presidente Prabowo Subianto, com quem se reuniu em encontros privado e ampliado. Na sequência, houve assinatura de atos e acordos para cooperação de Brasil e Indonésia em medidas sanitárias e fitossanitárias e de certificação em agricultura, energia e mineração, ciência e tecnologia, estatística e promoção comercial. Falando para a mídia, o presidente do Brasil defendeu a ampliação do comércio entre Brasil e Indonésia.
Leia também:
Agro vê chance de mostrar na COP como preserva


