São Paulo – Empresários, estudantes e entidades interessadas em informações sobre oportunidades de negócios entre brasileiros e árabes agora podem contar com o Espaço do Conhecimento Comercial. Lançado oficialmente na terça-feira (28), o acervo reúne publicações nacionais e internacionais que tratam de assuntos voltados à economia e negócios no Brasil e nos países árabes.
“A proposta principal do espaço é dar suporte aos exportadores e importadores por meio de informações nas áreas de economia, negócios, administração e marketing”, destacou o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Antonio Sarkis Jr. “O intuito é a ampliação cultural e comercial entre brasileiros e árabes. Com o Espaço, fechamos um ciclo de ações que buscam atender a demanda por informações mais completas sobre as regiões”, acrescentou. O local possui obras bibliográficas em português, inglês, árabe, francês e espanhol, além de dicionários, guias, vídeos, DVDs e revistas, entre outros materiais referentes a assuntos de comércio, economia e negócios.
Como o Espaço reúne dados sobre todas as 22 nações árabes o usuário não vai precisar ficar procurando por informações em locais diferentes. “Organizamos uma infra-estrutura completa para maior aproveitamento, contando com recursos multimídia e apoio de uma bibliotecária responsável no local para dar suporte na busca das informações”, destacou Sarkis.
A idéia de criar o espaço levou alguns anos para ser amadurecida. Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Marketing da Câmara Árabe, em 2005, constatou a necessidade de mais informações tanto para brasileiros sobre o mercado árabe, quanto para árabes sobre o Brasil. “Fizemos todo um plano de comunicação, do qual o Espaço faz parte. Começamos difundindo a idéia entre embaixadas sediadas nas duas regiões, em missões comerciais e feiras, que foram fundamentais para a garantia do acervo inicial”, ressaltou o vice-presidente de marketing da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
“É fundamental que os empresários saibam onde buscar essas informações. Nosso grande objetivo é quebrar a barreira da falta de informação”, afirmou Hannun. “O Espaço continuará a ser montado constantemente. Hoje mesmo recebemos representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que farão a doação de publicações jurídicas para que os árabes possam entender regras jurídicas na hora de negociar com os brasileiros”, exemplificou.
Entre os empresários que prestigiaram o lançamento estavam os proprietários da trading General Products, que trabalha com autopeças, móveis, construção civil e moda. A empresa já atua no mercado árabe, principalmente nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein e Egito. “Temos muito contato com a Câmara Árabe, que faz um trabalho muito ativo. Viemos conhecer o Espaço e ver de que forma poderemos utilizá-lo”, disse André Saad, representante da companhia.
Segundo ele, a empresa costuma participar de missões e feiras internacionais como a Index, feira de móveis em Dubai, e rodadas de negócios como a que ocorreu na semana passada, em São Paulo, com empresários da Jordânia durante a visita oficial do rei Abdullah II ao Brasil.
As empresas interessadas em negociar com o mercado árabe também poderão fornecer informações sobre sua estrutura e produtos que serão armazenadas no Espaço. As consultas on-line do acervo do Espaço do Conhecimento Comercial poderão ser feitas a partir do mês de novembro. O link de acesso ao software que permitirá realizar buscas por palavra-chave, título e assunto estará disponível no site da Câmara Árabe – www.ccab.org.br
Também estiveram presentes no evento o vice-presidente de Comércio Exterior, Salim Schahin, o vice-presidente de Relações Internacionais, Helmi Nasr, e os diretores Adel Auada, Bechara Aziz Ibrahim, Wladimir Freua, Mário Roberto Rizkallah e Nahid Chicani.
Localização
O Espaço do Conhecimento Comercial está localizado no prédio da Câmara Árabe, na Av. Paulista, 326 – 16º andar – Bela Vista. Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (11) 3147-4071 ou envie um e-mail para: conhecimento@ccab.org.br

