São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira lançou nesta quinta-feira (25) uma nova campanha de solidariedade para somar esforços na luta contra os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus. Desta vez, o alvo da campanha é a fome que assola famílias inteiras e tem se agravado durante a crise da covid-19. A entidade criou uma opção de pix exclusiva para a campanha, quem quiser colaborar pode doar através da chave campanha@ccab.org.br.
A campanha foi lançada durante o webinar organizado pela instituição e pela Casa Árabe para celebrar o Dia da Comunidade Árabe, e lembrou os esforços para combater os efeitos da crise deflagrada pela covid-19. “A pandemia já dura mais de um ano e apesar do brasileiro ser muito resiliente, muitas pessoas chegaram em uma situação crítica e estão passando fome. A Câmara Árabe não poderia ficar de braços cruzados diante dessa situação e lançou mais uma campanha de arrecadação”, explicou a diretora da entidade, Claudia Yazigi Haddad (foto acima) durante o evento virtual.
Na primeira fase da campanha, a arrecadação será direcionada a comunidades como a Brasilândia e o Caboré. A Câmara Árabe entra, ainda, como parceria da Cidade Solidária, campanha organizada pela Prefeitura de São Paulo. “Estamos hoje lançando uma nova campanha, integrada à Cidade Solidária, para arrecadar cestas básicas. Estamos incentivando a comunidade árabe brasileira a se unir a isso”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun.
Antes mesmo da pandemia, a insegurança alimentar grave já atingia o lar de 10,3 milhões de brasileiros entre 2017 e 2018, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O temor agora, é que com o avanço da pandemia e a inflação nos alimentos, mais pessoas estejam expostas ao problema. “No começo da pandemia, distribuímos insumos hospitalares e máscaras. Porém, neste momento sentimos a necessidade de arrecadar alimentos para abrandar a fome que muitas famílias estão passando”, lembrou Haddad.
Haddad, que também faz parte do comitê feminino da instituição, o WAHI – Mulheres que Inspiram, lembra a importância da comunidade árabe em seguir colaborando com responsabilidade social. “As mulheres árabes têm um histórico grande no Brasil com trabalho assistencial há mais de cem anos, do qual resultaram hospitais, creches e asilos. Peço hoje novamente que ajudem e abracem essa campanha”, pontuou ela. O WAHI apoia a campanha.
Campanhas anteriores
Esta é apenas uma das campanhas endossadas pela Câmara Árabe desde o início da pandemia. Em parceria com outras entidades brasileiras e árabes, a instituição arrecadou máscaras e insumos hospitalares que foram doados ao longo de 2020. “A comunidade árabe no Brasil se uniu com os brasileiros em prol da solidariedade em diversos momentos em 2020, um ano difícil”, pontuou Marina Sarruf, que apresentou o webinar e é a responsável pela Comunicação da Câmara Árabe.
Riad Younes, vice-presidente de Marketing da Câmara Árabe, também lembrou o empenho da instituição, inclusive na proteção de sua equipe. “Nós rastreamos sintomas de coronavírus em todos que precisaram ir à Câmara Árabe. Fizemos mais de seis mil avaliações e até o momento não há nenhum caso de colaborador que tenha se infectado com a doença dentro da Câmara”, destacou ele.
Um abraço em beirute
Além da pandemia do coronavírus, um país árabe, o Líbano, enfrentou também em 2020 uma explosão no porto de sua capital, Beirute. Para apoiar os libaneses, entidades árabes e não-árabes no Brasil se uniram. Entre as ações em prol do Líbano, a São Paulo por Beirute conseguiu arrecadar 30 toneladas em doações e foi liderada pela Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. “A campanha humanitária foi uma resposta da cidade que se orgulha de ser uma das maiores ‘cidades libanesas’ do mundo às explosões no Porto de Beirute. Em São Paulo, essa mobilização foi imediata”, declarou Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, atual diretor-presidente da São Paulo Turismo, que estava à frente da Secretaria de Relações Internacionais na época da campanha.
Outra ação que marcou o momento foi organizada pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro. A instituição se uniu à TV Cultura para criar o programa “Um Abraço em Beirute”, onde a orquestra sinfônica libanesa interagiu virtualmente com artistas brasileiros. O conteúdo foi ao ar e, com o apoio da Câmara Árabe, doações foram arrecadadas. Também juntamente com outras entidades ligadas à colônia, a Câmara Árabe chamou a comunidade a contribuir e grande volume de doações foram enviadas ao Líbano, com ajuda do governo federal e Cruz Vermelha.
Para Mohamad Mourad, o vice-presidente administrativo da Câmara Árabe, a ação mostrou a união dos árabes e brasileiros. “Em poucas horas conseguimos angariar uma vultosa quantia, que foi toda destinada à Cruz Vermelha libanesa. Não foi a primeira vez que um país árabe passou por dificuldades e com certeza não será a última, porém nunca nos unimos de forma tão rápida, espontânea e solidária. Espero que estejamos sempre prontos a estender a mão aos nossos irmãos árabes, onde quer que estejam, seja no Norte da África, no Golfo ou no Levante”, concluiu Mourad.
O evento online sobre o Dia da Comunidade Árabe teve apoio da TV Cultura e do Grupo Bandeirantes de Comunicação, o que foi agradecido pela Câmara Árabe.
Leia mais sobre o evento do Dia da Comunidade Árabe:
Árabes influenciaram trajetória de brasileiros
Acesse o webinar completo no YouTube: