São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira inicia a celebração de seus 60 anos de existência com a edição de um selo e um carimbo comemorativo dos Correios. A cerimônia de lançamento dos artigos ocorre no dia 29 de junho, às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Além desta, a entidade deverá promover outras iniciativas, como a publicação de um livro, para comemorar a data.
O aniversário de fundação da entidade acontece no dia 02 de julho. "O evento marca o início das festividades dos 60 anos", destaca Michel Alaby, CEO da Câmara Árabe. "Escolhemos a Assembleia [como local] para que o evento seja oficial e temos o deputado Fernando Capez [PSDB] como patrono da ideia", conta. "O selo simboliza a ideia do Brasil e celebra uma data importante para a comunidade árabe do país", afirma Alaby.
A cerimônia na Assembleia Legislativa contará com a presença de representantes da colônia, membros de clubes e associações árabes. O selo não será comercializado, ele será utilizado nas correspondências enviadas pela Câmara Árabe. Já o carimbo será usado na Agência Corifeu dos Correios (Av Corifeu de Azevedo Marques 1383), durante 30 dias.
Para Alaby, a Câmara Árabe teve importantes conquistas durante estes 60 anos. "A principal delas é o aumento do volume do comércio entre o Brasil e os países árabes", aponta. "Depois, foi o reconhecimento pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura e pela Liga Árabe como a única câmara oficial [do comércio com a região] no Brasil. Outro ponto importante é termos sido reconhecido pelo governo brasileiro como entidade que busca desenvolver as relações econômicas com os árabes, além do reconhecimento de empresários e governos árabes como um canal de acesso ao Brasil".
A Câmara Árabe trabalha com a missão de aumentar os intercâmbios econômicos, culturais e turísticos entre árabes e brasileiros. Para consolidar parcerias, mostrar oportunidades e aproximar as duas regiões, todo ano são promovidas várias ações, como participação em feiras no mundo árabe e Brasil, missões comerciais, rodadas de negócios, entre outros. A Câmara Árabe mantém quadro de associados, para o qual oferece serviços diferenciados, principalmente na aproximação com potenciais parceiros nos países árabes e vice-versa.

