São Paulo – A empresa Cacau Foods do Brasil quer conhecer o mercado árabe de produtos para confeitaria. A Bendita Mandioca pretende encontrar um distribuidor na região. A certificadora Fambras Halal tem como meta mostrar a excelência na produção halal do Brasil. Com muitas expectativas, representantes de onze companhias brasileiras iniciam neste domingo (31) as atividades de uma missão empresarial nos Emirados Árabes Unidos e no Catar.
Quem leva as empresas aos dois países árabes, sedes de grandes eventos mundiais, é a Câmara de Comércio Árabe Brasileira. Nos Emirados Árabes Unidos ocorre desde outubro até o final de março do ano que vem a exposição universal Expo 2020 Dubai. O Catar recebe a Copa do Mundo da Fifa em novembro e dezembro de 2022. O formato da missão é inovador pois oferece não apenas prospecção de negócios, mas também formação e informação sobre os mercados árabes, inclusive contatos com quem os vivencia na prática.
Além da Cacau Foods do Brasil, a Bendita Mandioca e a Fambras Halal, participam da missão as empresas brasileiras Ecotrading, Distillerie Stock do Brasil, Indústrias Almina, JCF Embalagens, Zoo Flora, OTC, Intercroma e Falcafé. Com exceção da Fambras, que é certificadora, da Intecroma, do setor de casa e construção, e JCF, de embalagens, as demais atuam nos setores de agronegócio, alimentos e bebidas. No grupo há tanto quem já exporta aos países árabes como quem vai buscar negócios pela primeira vez na região.
Bendita Mandioca
A Bendita Mandioca vai apresentar nos dois países árabes os tabletes de mandioca que fabrica com matéria-prima totalmente natural, sem conservantes, glúten ou lactose. Os sabores são provolone, picante e natural. O sócio-diretor da empresa, Víctor Martínez, conta que a empresa ainda não exporta ao mercado árabe, apenas ao Canadá e Estados Unidos, e tem como objetivo encontrar parceiros que possam ser distribuidores dos seus produtos nos mercados árabes, especialmente Emirados. “Mas nosso objetivo é exportar para todos os países da Liga Árabe”, diz Martínez.
Fambras Halal
O diretor de Relações Internacionais da certificadora Fambras Halal, Nizar El Ghandour, embarcou para a missão focado na tarefa de mostrar para o mercado árabe a credibilidade do produto halal feito no Brasil. Uma mercadoria é chamada de halal quando é produzida segundo as regras islâmicas e, portanto, é apta ao consumo de muçulmanos. Na viagem, Ghandour pretende tanto estar do lado das empresas brasileiras – e buscar novos clientes – como esclarecer aos importadores sobre o processo de certificação halal da Fambras.
“Espero que essa missão seja um sucesso, que façamos muitos contatos para a gente mostrar que o Brasil exporta halal de alta confiança com certificadora acreditada de alto nível mundialmente”, afirma Ghandour. A certificadora Fambras existe desde 1979, é acreditada em sete categorias e atua em áreas como abate, processados, aromas cosméticos, entre outros. De acordo com o executivo, a Fambras tem acreditação como certificadora halal no mundo, em acreditadoras como Saudi Food and Drug Authority (SFDA) e GCC Gulf Acreditation Center (GAC), entre outras.
Cacau Foods
O diretor-presidente da Cacau Foods do Brasil, Silvano Luna (foto de abertura da notícia), resolveu participar da missão com a expectativa de conhecer o mercado consumidor árabe e entender quais são as oportunidades no seu ramo de atuação. A Cacau Foods fabrica produtos para confeitaria e festas como chocolate em pó, chocolate granulado e confeitos, que são usados para fazer cupcakes, bolos, brigadeiros e outros doces por confeiteiros.
A Cacau Foods atende o Brasil todo e no exterior 14 mercados da América do Sul, Central e do Norte. Os produtos são vendidos em lojas de festas, supermercados e atacados em embalagens que vão de 50 gramas até 1 quilo. A empresa ainda não exporta ao mundo árabe. “Vou lá para conhecer, entender o mercado e entender se há oportunidades. Se a partir disso já surgirem negócios, maravilha”, disse Luna à ANBA. Ele conta que o formato da missão o atraiu bastante e acredita que participar com a Câmara Árabe dará respaldo à empresa.
Missão
A missão promovida pela Câmara Árabe terá atividades nos Emirados Árabes Unidos até o dia 02 de novembro e nos dias 03 e 04 a programação acontece no Catar. Nos Emirados está na agenda da delegação visitas guiadas e reuniões em pavilhões de diferentes países na Expo 2020 Dubai, entre eles do Bahrein e Marrocos. As atividades deste domingo serão abertas em um encontro com o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e o CEO da entidade, Tamer Mansour, que estão em Dubai em função da Expo 2020. O retorno da delegação empresarial do Catar para o Brasil está previsto para o dia 06 de novembro.