<
Abu Dhabi – O Brazilian Festival começou nesta quinta-feira (22) do jeito que o brasileiro gosta: com um carnaval dentro do Yas Mall, parceiro da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na organização do evento que vai até o domingo (25) em de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A abertura do festival atraiu a curiosidade de todos que passaram pelo local, além de muitos brasileiros, incluindo crianças.
O ápice veio quando a escola de samba Unidos de Vila Maria começou a batucar no shopping, arrancando sorrisos e olhares curiosos de Abdulla Majed Al-Ali, diretor-representante do Ministério de Turismo e Cultura de Abu Dhabi, Saoud Khoory, gerente-geral do Yas Mall, Ibrahim Alawali, cônsul-geral dos Emirados em São Paulo, e Khalid Al-Jaradi, embaixador de Omã em Abu Dhabi e que foi embaixador em Brasília por quatro anos, além do embaixador brasileiro nos Emirados, Fernando Igreja, e outros diplomatas latinos presentes à abertura do Brazilian Festival.
Um público de cerca de 100 pessoas acompanhou tudo de perto, mas diversos curiosos espiavam de restaurantes e demais locais do shopping. Muita gente vestia camisas da Seleção Brasileira de futebol ou com alusões ao Brasil, mas havia também muitos locais acompanhando a abertura do festival.
<
Nos momentos finais, juntaram-se à escola de samba os personagens da Turma da Mônica – que antes fizeram uma apresentação muito apreciada pelas crianças no Yas Mall -, os integrantes de um grupo de capoeira e o skatista brasileiro Bob Burnquist, em um verdadeiro carnaval no mundo árabe. “Foi emocionante”, resumiu Rubens Hannun, presidente da Câmara Árabe, após o evento.
Para ele, o Brazilian Festival ajudará a divulgar não apenas os produtos brasileiros, mas também a cultura e o esporte nacional. “Foi com honra e emoção muito grande que abrimos o festival brasileiro. Foi muito agradável ver todo mundo com a camisa brasileira acompanhando as atrações”, ressaltou.
Segundo o embaixador Igreja, existem atualmente 10 mil brasileiros vivendo nos Emirados. “Esse é só o primeiro de grandes eventos do Brasil. Queremos trazer mais da nossa cultura para cá”, afirmou em seu discurso.
<
Burnquist, que está pela primeira vez nos Emirados, busca difundir o skate no país. “Queremos incentivar a construção de locais para prática de skate, trazer grandes eventos”, contou. Segundo ele, o Brasil colabora na divulgação de três esportes: o futebol, o jiu-jitsu e o skate.
O jiu-jitsu será representado por Ralph Gracie, que fará apresentações nos próximos dias, intercalando com o show da Turma da Mônica, as rodas de capoeira e o samba da Unidos da Vila Maria. Além disso, há produtos brasileiros expostos no shopping, para divulgação entre o público local.
As atrações do Brazilian Festival começam às 14 horas de sexta-feira (23) e vão até domingo (25) no Yas Mall.