Isaura Daniel
São Paulo – Produtos de indústrias brasileiras começaram a ser apresentados ao mercado sudanês ontem (24) na 24ª Feira Internacional de Cartum, que está ocorrendo na capital sudanesa. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira tem um estande de 32 metros quadrados na feira, no qual vai apresentar aos visitantes produtos brasileiros como autopeças, alimentos, jóias, artigos agrícolas, motores e móveis. A feira foi aberta ontem no final da tarde pelo presidente sudanês, Omar Hassan Al Bashir, e segue até o dia 02 de fevereiro.
A entidade levou para a feira catálogos de empresas nacionais que estão interessadas em entrar no mercado sudanês. Entre elas estão a Latina Brazil e a DC Autopeças, de autopeças, a Petersen, de própolis e mel, a Sandra May Jóias, de jóias, a Belloto, de ferramentas agrícolas, a Gehaka, de equipamentos e máquinas agrícolas, a Weg, de motores elétricos, a Itatiaia e a Imcal, de móveis, e a Precicast Br, de fundição. Ontem a mostra foi aberta apenas a autoridades, associações e convidados.
Mesmo assim, o estande da Câmara Árabe já recebeu importadores interessados em produtos brasileiros e também exportadores. Um representante da sudanesa Horizon Oil & Gas, por exemplo, passou no estande atrás das autopeças nacionais e outro, de uma empresa egípcia, a NG, procurou informações sobre a venda de recipientes em vidro ao Brasil. As informações são do coordenador de operações da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, que está na feira ao lado do analista de Desenvolvimento de Mercados, Jean Gonçalves da Silva.
Hoje a mostra abre as portas também para o público. De acordo com Solano, há oportunidades para empresas brasileiras no Sudão, principalmente na área de material de construção e máquinas agrícolas. Também há bastante interesse em desenvolvimento conjunto de projetos em etanol. "Há mercado para tudo pois o país está em uma fase de bastante desenvolvimento", lembra o coordenador de operações. A indústria local não é muito variada, mas o país tem vastos recursos naturais e é uma das economias que mais cresce na África.
A maioria dos países já percebeu que há mercado para produtos importados no Sudão. Tanto que há vários estandes estrangeiros na 24ª Feira Internacional de Cartum. Países como Emirados Árabes Unidos, China, Jordânia, Egito e Arábia Saudita estão expondo na mostra. Os Emirados, por exemplo, grandes reexportadores, estão mostrando, em seu estande, desde produtos de revestimento, tubulação e tintas até torneiras. No espaço do Egito há geladeiras, maquinário para indústria da construção, extrato de tomate e copos, entre outros produtos.

