São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira levou mais de 15 blogueiras e influenciadoras digitais para conhecer as 42 empresas brasileiras que participaram da BeautyWorld Middle East, feira de produtos de beleza que terminou nesta quinta-feira (10) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As companhias integram o programa Beautycare Brazil, um convênio entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
“Este ano nós pudemos ver uma grande mudança das marcas, que passaram a reconhecer o movimento vegano. Mais empresas têm linhas naturais, orgânicas e veganas, o que é bom de ver, pois a comunidade vegana está crescendo em Dubai”, disse a blogueira Slava Noor, responsável pelo site The Pink Fins, em áudio enviado à ANBA. “É muito bom ver estes tipos de produtos”, acrescentou.
De acordo com ela, vale a pena conferir os produtos brasileiros, pois as marcas se renovam. “Eu penso que o mercado está muito interessado em produtos brasileiros, para os cabelos, por exemplo, que são muito famosos entre o público, algo que as pessoas veem quando vão aos salões [de beleza]”, destacou. “Foi muito interessante vir [ao pavilhão brasileiro] e definitivamente eu vou voltar nas próximas edições”, concluiu.
O executivo de Negócios Internacionais da Câmara Árabe, Rafael Solimeo, acompanhou a feira de cosméticos ao longo da semana e foi só elogios. “O movimento da feira foi muito bom, as empresas do projeto Beautycare Brazil estavam muito preparadas, achei todas muito profissionais”, ressaltou. “Os produtos que elas trouxeram são muito diferentes dos de outros anos, produtos que estão em alta, veganos, orgânicos, halal. Eu pude perceber que este ano as empresas estão dando um passo a mais, se preocupando com a cultura dos árabes, com o meio ambiente, cada vez mais trabalhando para se destacar no mercado”, declarou.
Solimeo acrescentou que as companhias levaram catálogos, embalagens e amostras não só com tradução para o inglês, mas também para o árabe, e inovaram na composição dos produtos. “Havia empresas, por exemplo, com produtos de açaí, cremes que têm cheiro e cor de açaí, ou empresas que usam grãos de cafés, o cheiro de café”, contou. “Isso foi algo que eu não vi em outros estandes”, afirmou.
Segundo ele, as companhias levaram à feira de cosméticos produtos com características específicas brasileiras, reforçando a marca do País. “Tem até uma empresa que utiliza pedras preciosas na fórmula do produto, que fica com uma cor bem bonita, brilhante, muito legal”, declarou.
Para o executivo, a ação com as blogueiras e influenciadoras digitais foi um sucesso. “Elas é quem conversam com a cliente final no final das contas”, disse. “As consumidoras seguem esses blogs, estão conectadas nas redes sociais e querem procurar as tendências, e a Câmara Árabe está fazendo isso [por meio da ação], levando o produto que está na feira para o consumidor final”, comentou. É a segunda vez consecutiva que a Câmara Árabe realiza uma ação de marketing como esta na BeautyWorld Middle East.