São Paulo – A aproximação entre árabes e brasileiros pelo turismo também está entre as metas da Câmara de Comércio Árabe Brasileira , que acaba de criar o Comitê do Turismo para promover um maior intercâmbio de visitantes entre as duas regiões. “A Câmara Árabe quer ter um papel de indutora de viagens nos dois fluxos”, afirmou o diretor da entidade, Adel Auada, responsável pelo comitê e ex-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).
No momento, o comitê está em busca de informações com agências, operadoras de viagens e embaixadas para levantar números de turistas árabes que viajam ao Brasil e vice-versa. De acordo com Auada, o novo órgão está trabalhando também para se aproximar das operadoras de turismo e saber de que modo elas atuam no Oriente Médio. “Queremos saber como é feito esse trabalho com o Oriente Médio, o que elas sentem do mercado, se trabalham de forma direta ou via Europa e se tem aumentado a procura por destinos árabes”, disse o diretor.
O Comitê do Turismo vai funcionar com o apoio dos departamentos de Marketing e de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, que juntos estão preparando um estudo com os principias destinos turísticos dos países árabes. “A Câmara Árabe vai abordar todos os países árabes igualmente. Não vamos trabalhar com a produção de pacotes, mas sim com a aproximação com autoridades árabes, operadoras e promoções em feiras”, acrescentou Auada.
De acordo com ele, ainda não há planos de promover os destinos árabes e ou brasileiros em alguma feira, mas a idéia é começar a buscar eventos que abram oportunidades para divulgar o turismo das duas regiões. “Daqui até o final do ano, vamos trabalhar para formar parcerias na indução de viagens nos dois fluxos”, disse Auada. O diretor lembrou ainda que, com a vinda da companhia aérea Emirates Airline para São Paulo, o fluxo de turistas entre Ocidente e Oriente aumentou bastante.
Segundo o diretor, o aumento do turismo entre as duas regiões pode contribuir para o crescimento do comércio e dos investimentos. “O turismo é um setor que chama muita atenção. O público adora ler matérias de turismo, por exemplo, e, além disso, mexe com os sonhos das pessoas”, afirmou Auada, que acredita que é promovendo o turismo, que o intercâmbio comercial e os investimentos podem aumentar.
Turismo no Brasil
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), 75% dos turistas buscam o Brasil por motivo de férias. As características atribuídas ao país são beleza natural, hospitalidade, cultura dos povos, mistura de cores e raças. No ano passado, cerca de 5 milhões de estrangeiros estiveram no país. A maioria veio da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
A entrada de dólares gerada com o turismo internacional, em 2008, foi recorde. A receita acumulada foi de US$ 5,7 bilhões, um crescimento de 16,8% em relação a 2007. Ainda segundo a Embratur, mais de 48 mil agências de turismo deverão atuar no setor em 2010, oferecendo cerca de 116 diferentes regiões turísticas no país.
Com a Copa do Mundo, em 2014, o Ministério do Turismo estima que devem passar pelo Brasil entre 600 mil e 700 mil turistas estrangeiros. Para isso, os investimentos estão sendo realizados não apenas nas 12 cidades que vão sediar os jogos, mas também nos 65 destinos brasileiros que mais atraem turistas.

