São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira terá um estande institucional na Feira do Empreendedor, que ocorre de 17 a 20 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento permite que micro e pequenos empresários de diferentes setores interajam e conheçam novas ferramentas para tornarem-se mais competitivos. O evento também ajuda futuros empresários a planejarem melhor um empreendimento.
De acordo com Rodrigo Solano, coordenador do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, o estande da entidade vai mostrar oportunidades existentes para desenvolvimento de negócios de empresas brasileiras com os países árabes. Hoje já existe bastante prospecção, por exemplo, nos setores de alimentos e minérios. “A gente percebe que há muitos pequenos e médios empresários que fazem negócios por meio de contatos da Câmara Árabe e têm sucesso”, explica.
Segundo ele, o objetivo da participação na feira é mostrar o trabalho da Câmara Árabe e apresentar possibilidades de parcerias no mundo árabe por meio das ações que a entidade desenvolve. "Vamos atender os empresários, mostrar o que existe e como podemos ajudar a identificar o interesse dessas empresas e já encaminhar informações para que aumente a percepção das oportunidades", diz.
“Existe uma certa timidez das empresas brasileiras em relação ao mercado árabe, acredito que motivada pela falta de conhecimento, que acaba gerando uma distância cultural equivocada", afirma Solano. "O Brasil tem 12 milhões de descendentes de árabes, nós comemos comida árabe, utilizamos palavras de origem árabe no nosso vocabulário e eles percebem isso. Essa semelhança é um fator importante para o árabe realizar negócios com os brasileiros", destaca.
De acordo com Solano há oportunidades para vários setores, especialmente alimentos, construção e moda. "A maior dica para empresários que queiram exportar para os árabes é ser diferente. A criatividade é tudo”, ensina Solano.
Ainda segundo ele, os 22 países representam um mercado de consumo formado por mais de 350 milhões de habitantes, com PIB de US$ 1,3 trilhão que está entre as 10 principais economias do mundo. “Alguns países têm renda per capita entre os maiores do mundo. Os árabes juntos estão entre os maiores mercados de destino do Brasil, o que pode ser aproveitado também pelo pequeno e médio empresário”, destaca.
De janeiro a outubro de 2010, as exportações brasileiras cresceram 31%, saltando de US$ 5,7 bilhões para US$ 10 bilhões. “A boa notícia para pequenas e médias empresas é que cresceram as exportações de calçados e tecidos de algodão", diz Solano.
A feira
Feira do Empreendedor é um dos eventos de maior sucesso promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 1995, é realizada nos diferentes estados e regiões do país, sempre oferecendo oportunidades para o surgimento de centenas de novos negócios a cada edição.
Para participar como expositoras, as empresas interessadas devem apresentar soluções e ideias inovadoras para aumentar a sustentabilidade e a competitividade das micro e pequenas empresas. É preciso mostrar uma iniciativa diferente que pode servir também para outros empreendimentos melhorarem seus resultados. A estimativa de público para este ano é de 40 mil pessoas.
A Feira do Empreendedor 2010 será no Expo Center Norte, em São Paulo, de 17 a 19 de novembro, das 14 às 21 horas, e no dia 20 (sábado), das 10 às 17 horas.
Maiores informações:
Site: www.feiradoempreendedor.sebrae.com.br