São Paulo – O vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Orra Mourad, e o diretor da instituição Riad Younes acompanharam na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21) o London Halal Forum 2025, realizado na capital britânica. A programação do evento reuniu especialistas no conceito halal, que determina os produtos e serviços que podem ser consumidos por muçulmanos, em painéis, sessões de debate e masterclasses.
Para Younes, o evento apresentou a expansão global do conceito halal sob diversas frentes de negócios, muito além de alimentos e bebidas. À ANBA, ele afirmou que “a densidade e o nível” das apresentações, assim como a “qualidade” dos palestrantes impressionaram positivamente.

Um dos temas que chamou sua atenção, disse, foi como utilizar os meios de comunicação para divulgar e conscientizar sobre o halal na sociedade. Além disso, afirmou, durante o fórum foram realizadas masterclasses que aprofundaram o conceito halal desde os seus preceitos fundamentais até a entrada neste mercado. Elas foram oferecidas a empresários em cursos intensivos de 4 horas de duração.
Para Younes, a experiência que ele e Mourad vivenciaram e os debates e painéis propostos em Londres poderão contribuir para futuros eventos organizados pela Câmara Árabe, que, a cada dois anos, realiza o Global Halal Brazil Business Forum em parceria com a Fambras Halal Certificadora, instituição que foi também uma das patrocinadoras do evento londrino. Ao lado dela, a fabricante de carne de frango MBRF foi outra patrocinadora brasileira do encontro.
Mourad destacou que esta foi a primeira edição fórum halal em Londres, evento que deverá ganhar edições anuais. Entre os temas que mais o surpreenderam no encontro, disse, estiveram fintechs halal, o empreendedorismo de mulheres, os influencers do mundo islâmico que contribuem para a disseminação do conceito halal e o turismo halal. Neste caso, foi apresentado o exemplo da Bósnia e Herzegovina, país europeu que tem significativa população muçulmana e aposta no turismo halal como forma de atração de visitantes.
Tema constante no universo islâmico, a padronização do conceito halal foi também discutida no encontro, disse Mourad. Embora o halal determine regras de consumo aos muçulmanos, há variações de interpretação do conceito entre os países, o que afeta a produção halal de empresas que desejam exportar para eles. “Um dos temas que continua a ser um dos mais importantes é esta necessidade de se unificar os padrões halal para que ele atinja todos os países e mercados de uma mesma forma. Isso simplifica a vida do fabricante que precisa do selo halal, quer o certificado halal e precisa exportar para todos os países [islâmicos]”, disse Mourad.
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