São Paulo – Diretores da Câmara de Comércio Árabe Brasileira participam nesta quarta (20) e quinta-feira (21) do Fórum Econômico Árabe Europeu, em Amã, na Jordânia. O encontro é organizado pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, pelo Banco Europeu de Investimento, pela Câmara de Comércio da Jordânia e pela Câmara da Indústria da Jordânia. O tema é: Repensando a parceria por melhor crescimento e desenvolvimento.
“É um fórum para discutir as relações econômicas entre os árabes e a Europa”, disse o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que estará no evento ao lado do presidente da entidade, Marcelo Sallum, e do vice-presidente de Comércio Exterior, Rubens Hannun. A entidade brasileira integra a União Geral.
As duas regiões mantêm relações econômicas tradicionais e intensas, mas hoje há preocupações com o futuro desta parceria frente à crise das dívidas soberanas na Europa e a instabilidade política e social no Oriente Médio e Norte da África, resultante da chamada Primavera Árabe.
Dada a importância deste relacionamento, a União Geral tem o costume de promover debates periódicos sobre o tema. Para a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, de acordo com Alaby, é importante participar das discussões dos temas econômicos que estão no topo da agenda do mundo árabe e saber dos principais desafios que a região enfrenta atualmente, além de fazer contatos com os representantes das diversas câmaras árabes de comércio, outras lideranças empresariais e representantes de governos.
O programa inclui painéis sobre oportunidades de investimentos na Jordânia; uma nova visão das relações árabe-europeias; os principais projetos privados no mundo árabe e a importância do financiamento internacional; o desenvolvimento da infraestrutura pelas parcerias público-privadas; e sobre uma iniciativa árabe-europeia de apoio às pequenas e médias empresas.
Está prevista a participação de lideranças como o rei da Jordânia, Abdullah II, o presidente da União Geral das Câmaras, Adnan Kassar, a chefe da missão da União Europeia na Jordânia, Joanna Wronecka, o ministro jordaniano da Indústria e Comércio, Hatem Halawani, entre várias outras.
Após o fórum, Alaby vai comparecer ainda a uma reunião dos secretários-gerais das câmaras árabes de comércio, indústria e agricultura.


