São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove no dia 30 o workshop Logística Internacional. No evento em São Paulo, Dener Souza, gerente de Cargas para a América do Sul da Emirates SkyCargo, e Laurent Van der Voo, diretor comercial da MSC, abordarão as principais questões envolvidas no transporte de mercadorias ao exterior e falarão sobre os serviços oferecidos por suas empresas aos exportadores brasileiros.
“Em muitos casos pegamos erros de documentação, na confecção dos documentos de transporte. Em alguns países, as aduanas querem ter com antecedência os dados do que elas vão receber e muitas empresas acabam não colocando estes dados. Também há reclamações por causa da embalagem, que não era adequada ao produto que era transportado”, comentou Souza sobre algumas das falhas cometidas pelas companhias brasileiras ao enviar seus produtos a outros países.
Souza conta que a Emirates SkyCargo desenvolveu um sistema próprio de gerenciamento de carga, no qual o exportador pode monitorar sua mercadoria 24 horas por dia.
Aos exportadores que atuam ou querem atuar nos países árabes, o executivo destaca que sua empresa tem um sistema especial para o transporte de cargas frias e perecíveis.
“Muitas vezes, quando as pessoas pensam em Oriente Médio, pensam no que pode acontecer com uma carga fria, e nós temos algumas ferramentas específicas para o transito de mercadorias por lugares de temperatura elevada”, afirma.
O gerente da companhia de Dubai ressalta ainda que a empresa possui 14 aeronaves cargueiras que também estão disponíveis para a realização de voos charter, fazendo entregas em lugares fora das rotas de operação usuais.
Já o diretor da MSC irá falar sobre as exportações do Brasil ao mundo árabe e os principais serviços oferecidos aos exportadores brasileiros que vendem àquele mercado. Segundo Van der Voo, a MSC tem escritórios em todos os países árabes.
Outro ponto que será abordado pelo executivo serão os principais portos de saída de mercadorias no Brasil e suas estruturas, e os principais portos de recebimento de mercadorias no mundo árabe. O transporte de cargas refrigeradas também será destaque na apresentação da MSC.
“Até julho deste ano, exportamos um total de 296.515 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) do Brasil para o mundo. Para os países árabes, foram 51.233 TEUs, 18% deste total”, aponta o executivo. De acordo com o diretor da MSC, as principais mercadorias transportadas pela companhia daqui aos árabes são frango, madeira, papel e açúcar.
As inscrições para o evento já estão abertas e são gratuitas, mas a participação é permitida somente aos associados da Câmara Árabe.
Serviço
Workshop Logística Internacional
Dia 30 de setembro, das 08h30 às 11 horas
Local: Hotel Renaissance
Alameda Santos, 2233, São Paulo
Inscrições e mais informações com Edson Mattar pelo telefone (11) 3147-4115 ou pelo e-mail emattar@ccab.org.br.


