São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira promove um fórum sobre sustentabilidade em Dubai no dia 03 de outubro, com a presença do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e do ministro da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Abdulla Bin Touq Al-Marri. O evento acontecerá no Hotel Conrad, mas terá formato híbrido, ou seja, poderá ser acompanhado também pela internet. As inscrições para participar, presencialmente ou remotamente, são gratuitas e estão abertas. Na foto acima, Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia.
Chamado de “Brasil-Emirados Árabes Unidos: Fórum de Sustentabilidade Econômica na Região Amazônica”, o evento ocorre nos primeiros dias da Expo 2020 Dubai, que começa em 1º de outubro nos Emirados, fazendo com que o Brasil saia na frente ao dar visibilidade ao assunto já no início da exposição universal. O pavilhão do Brasil na Expo 2020 terá como temática também a sustentabilidade, com o slogan “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, e decoração baseada em elementos da natureza.
“A Câmara de Comércio Árabe Brasileira acredita que a realização desse fórum é muito importante para incrementar as relações entre os Emirados Árabes Unidos, os investidores emiráticos e o Brasil na área, mas também para colocar no radar de todos que o Brasil é um país sustentável, que a região Amazônica é sustentável, e nada melhor do que fazer isso por meio de um diálogo saudável entre emiráticos e brasileiros”, disse o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour.
O secretário-geral defende que a relação do Brasil com os países árabes seja levada a novos níveis e uma das frentes nas quais ele vê que isso pode acontecer é a da sustentabilidade. Mansour conta que a temática está na agenda da Câmara Árabe no período 2021/2022 e que a realização do fórum será o início de um processo na instituição, na qual a sustentabilidade será amplamente trabalhada. Ele afirma que a presença de autoridades dos Emirados e Brasil no fórum de 03 de outubro dá um guarda-chuva governamental para explorar a área nas relações dos dois países.
De fato, além de Mourão e Al-Marri, outras lideranças dos setores público e privado das duas regiões falam no fórum. Entre elas estarão a ministra de Estado de Segurança Alimentar e Hídrica dos Emirados, Mariam Bint Mohammed Al Mheiri, o presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados, Abdullah Mohamed Al Mazrouei, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Marcos Montes Cordeiro, o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, e a presidente do Fundo JBS para a Amazônia, Joanita Maestri Karoleski.
Lei mais sobre a Expo 2020:
- App da Expo 2020 Dubai permite fechar negócios remotamente
- Ministério quer parceria com empresas na Expo 2020
- #Podcast 43 – Expo 2020 Dubai: quais as oportunidades?
O vice-presidente Hamilton Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, é o convidado de honra do fórum. O evento terá três painéis sobre sustentabilidade e áreas correlatas. Um deles será “Parcerias em Inovação e Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento Sustentável”, o outro “Cooperação entre Emirados e Brasil em Segurança Alimentar e Sustentabilidade Ambiental” e o terceiro será “Sustentabilidade Econômica e Empresarial – experiências de liderança dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil”.
Inovação e Tecnologias Digitais
No primeiro painel falam o CEO da Sharjah Research, Technology and Innovation Park, Hossein Mohammed Al Mahmoudi, o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Investimento na Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar), Ahmed Al-Awadi, o diretor de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Lucas Fiuza, o cientista-chefe da The Digital Strategy Company (TBC), Silvio Meira, e a diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Sula Alves, com moderação o diretor-executivo do Pacto Global (TBC), Carlo Linkevieius Pereira.
Segurança Alimentar
No segundo painel palestram o diretor do Departamento de Agronegócio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, ministro Alexandre Peña Ghisleni, o diretor-geral da Eli Agro Company, Abdel Monein Al Marzouki, o vice-reitor da Faculdade de Agricultura da Universidade dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Salem Al Yafei, o gerente de Relações Institucionais da Cdial Halal, Omar Chahine, o presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Mohamed El Zoghbi, com moderação de Tamer Mansour.
Sustentabilidade Econômica
No terceiro painel falam o CEO da Dubai Investment Development Corporation e presidente da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos, Fahad Al Gergawi, o CEO da Sharjah Investment and Development Authority, Marwan Al Serkal, o diretor-executivo de Operações da DP World, Mahmoud Al Bastaki, o presidente do Porto de Itaqui, Ted Lago, e o diretor de Sustentabilidade do Marfrig, Paulo Pianez, com moderação do secretário-geral do Conselho dos Emirados para Investidores Estrangeiros, Jamal Seif Al Jarwan.
Esses eram os palestrantes e autoridades confirmados até esta sexta-feira (24). O evento é promovido com a parceria da Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, União das Câmaras Árabes e Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos. Haverá tradução para o português e o inglês. O fórum começará 10h no horário de Dubai, quando serão 3h em Brasília, e tem previsão de término às 14h45 de Dubai, quando serão 7h45 em Brasília.
Serviço:
Brasil-Emirados Árabes Unidos: Fórum de Sustentabilidade Econômica na Região Amazônia
Dia 03 de outubro de 2021, domingo, às 10h (Dubai) – 3h (Brasília)
Hotel Conrad Dubai – Emirados Árabes Unidos
Híbrido (presencial e online)
Mais informações e inscrições aqui