São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai enviar um representante à Tunísia na próxima semana para participar de uma feira de negócios e de uma série de encontros com entidades comerciais, industriais e de cultura.
Ramez Goussous, assessor do conselho da entidade para relações institucionais e internacionais, estará na abertura da feira Intercâmbio de Negócios e Tecnologias (CAT, na sigla em francês). O evento ocorre de 16 a 18 de outubro, em Túnis. A mostra traz oportunidades nos setores de mecânica e elétrica automotiva, componentes aeronáuticos, plásticos, indústria de alimentos, energias renováveis, biotecnologia, entre outros.
Goussous terá também encontro com Khalil Labidi, diretor-geral da Agência de Promoção de Investimentos Estrangeiros (Fipa, na sigla em inglês). “Vamos falar sobre como podemos incentivar as empresas brasileiras a investir na Tunísia”, disse Goussous.
No Centro de Promoção de Exportações (Cepex), Goussous irá se reunir com Abdullatif Hammam, diretor-geral da entidade. “Vamos conversar sobre a possibilidade de eles trazerem uma delegação para participar da feira da Apas como expositores”, revelou o assessor, referindo-se à feira da Associação Paulista de Supermercados, que ocorre anualmente em São Paulo. Eles também conversarão sobre a participação brasileira no Fórum de Investimentos da Tunísia, evento internacional que será realizado em junho de 2015.
Na União Tunisiana da Indústria, Comércio e Artesanato (Utica), a reunião será com Ouidad Bouchamaoui, presidente da entidade. “Vamos falar sobre a renovação da formação do Conselho Empresarial Brasil-Tunísia. O conselho terá de seis a oito membros para cada lado. A Câmara Árabe vai ajudar na formação da parte brasileira do conselho, que deverá ter empresários dos setores de couro, vinho, óleo e farmacêutico”, adiantou.
O assessor da Câmara Árabe também irá assinar um memorando de entendimento com a Organização da Liga Árabe para Educação, Cultura e Ciência (Alecso) para formar uma parceria na promoção da cultura árabe no Brasil.
Para Goussous, a participação da Câmara Árabe nos eventos e encontros na Tunísia ajuda a fortalecer as relações comerciais entre o Brasil e o país árabe. “Isso também aumenta as possibilidades de investimentos entre ambos os lados e pode abrir novas oportunidades para outros países do Norte da África, como Marrocos e Argélia”, completou.


