Alexandre Rocha
São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) promovem na quinta-feira (17), em Florianópolis, um seminário sobre oportunidades de negócios nos países do Golfo Arábico, especialmente na área de construção civil. O encontro vai servir para lançar uma missão do setor que as duas entidades vão realizar no final de outubro e início de novembro. Os empresários vão visitar Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait.
"O setor de construção nos países do Golfo é uma ótima opção. Entre as atividades, eles vão visitar a Big 5, que é a principal feira do setor na região. Será justamente uma época quando todas as empresas vão estar em Dubai", disse o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr. "O seminário vai servir para dar uma visão geral do mercado, do que está sendo feito por lá hoje em dia e para tratar da missão propriamente dita", acrescentou Sarkis.
Ele lembrou que os países do Golfo têm realizado grandes investimentos nas áreas de infra-estrutura e construção em geral. A idéia é levar na viagem empresários do ramo de material de construção e de serviços conexos, como engenharia e arquitetura. "Será a segunda missão do setor que a Câmara promove este ano", disse Sarkis. Em abril a entidade e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) levaram uma delegação aos Emirados.
Sarkis ressaltou que a Câmara considera a área de serviços e material de construção uma das mais promissoras nos países árabes e pretende atuar nela com força neste e nos próximos anos.
Vinte empresas
O seminário em Florianópolis vai ser aberto pelo presidente da Fiesc, Alcântaro Corrêa, que vai liderar a missão, e a palestra principal será dada pelo secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby. "A idéia é fazer um evento para lançar a missão", disse Alaby. "Pretendemos levar até 20 empresas e os critérios de participação são que elas têm que ser dos segmentos ligados à construção e do estado de Santa Catarina", acrescentou.
Além da Big 5, a delegação vai visitar centros de distribuição, o varejo de material de construção, câmaras de comércio e empreendimentos em andamento. "Queremos criar oportunidades para os empresários conhecerem a feira, ter contato com importadores e visitar obras", disse o diretor de relações industriais da Fiesc, Henry Quaresma.
De acordo com ele, esta é a segunda missão ao mundo árabe que a Câmara organiza em parceria com a Fiesc. A primeira ocorreu em 2002, mas foi multissetorial. Quaresma acrescentou que o governo do estado também tem interesse na promoção dos negócios com a região.
Quaresma disse ainda que a indústria catarinense é bastante forte nos segmentos de revestimentos cerâmicos, metais sanitários, madeiras e móveis e tintas. De acordo com dados da Fiesc, somente a área de cerâmica no estado reúne 756 fábricas, que respondem por 19% da produção nacional e empregam 17 mil pessoas.
No ano passado, segundo a Fiesc, o segmento exportou o equivalente a US$ 226 milhões, ou 41% do total embarcado pelo Brasil. Os principais destinos foram Estados Unidos, Canadá e Argentina.
Serviço
Seminário: Como Negociar com os Países do Golfo Arábico
Quando: quinta-feira (17/08/2006) das 13h30 às 16h15
Onde: na sede da Fiesc em Florianópolis (SC)
Inscrições gratuitas
Mais informações e inscrições
Fiesc
Tel: +55 (48) 3231-4660/4661
Site: www.cinsc.com.br

