Cairo – O escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no Cairo, Egito, promoveu nesta quinta-feira (13) um Iftar, a quebra de jejum do Ramadã. A celebração contou com a presença do embaixador do Brasil no Cairo, Antonio Patriota, representantes dos ministérios egípcios das Relações Exteriores, Comércio e Indústria, e Finanças, de conselhos de exportação, organizações empresariais e do escritório.
O Ramadã é um mês sagrado para os muçulmanos, nos quais os seguidores do Islã jejuam durante o dia e se alimentam apenas depois que o sol se põe. A quebra de jejum deste período, normalmente feita de forma coletiva ou em família, é chamada de Iftar.
O Iftar da Câmara Árabe foi realizado em um hotel da capital egípcia, onde os convidados foram recebidos com boas-vindas pelo diretor regional do escritório, Michael Gamal. Aos presentes, Gamal afirmou que o sucesso é um elo integrado e a Câmara Árabe não poderia alcançá-lo sem o apoio dos presentes, como a Embaixada do Brasil no Cairo e o governo do Egito com os seus ministérios.
Em breve pronunciamento no Iftar, o ministro adjunto das Relações Exteriores para Assuntos Americanos do Egito, o embaixador Hazem Fahmy, disse que as relações egípcio-brasileiras têm de mais de 100 anos e que o Brasil é um importante parceiro comercial para seu país, havendo grande potencial para aprofundar as relações.
Patriota elogiou o papel desempenhado pela Câmara Árabe no fortalecimento das relações econômicas, sociais e turísticas entre Egito e Brasil. Ele ressaltou que o governo brasileiro contará com colaboração ainda maior da Câmara Árabe para fortalecer as relações Brasil-Egito e ajudar na aproximação entre os dois povos.
O chefe da Autoridade Aduaneira do Egito, Al-Shahat Ghaturi, esteve presente, assim como o ex-conselheiro do ministro do Comércio e Indústria do país árabe, Sayed Abu Al-Qumsan, entre outras autoridades locais.
Yahya Al-Wathiq Billah, chefe da Serviço de Representação Comercial do Egito, ligado ao Ministério do Comércio e Indústria, disse que há oportunidades para fazer com que avancem as relações econômicas e comerciais entre o Egito e o Brasil e que há grandes possibilidades para ampliar a gama de bens e produtos trocados entre os países.
Ao final do Iftar, a Câmara Árabe homenageou seus parceiros presentes.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan