Isaura Daniel
São Paulo – Os líderes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira encerraram hoje (10) a sua participação na Project Jordan, feira do setor de construção da Jordânia, dispostos a levar empresários brasileiros para o país árabe em 2007. "No próximo ano esperamos voltar com uma presença mais forte em alguma feira da Jordânia", disse o secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que esteve na mostra juntamente com o diretor da entidade, Mustapha Abdouni. A idéia é, na oportunidade, organizar também uma missão. Neste ano, a Câmara Árabe teve um estande institucional na feira.
A participação na Project Jordan serviu para divulgar a imagem do Brasil e da Câmara Árabe no país e também para avaliar qual é a melhor feira jordaniana para levar os empresários nacionais. "Foi positiva a participação para divulgar a imagem da Câmara Árabe", afirmou Alaby. Os dois líderes fizeram ao redor de cem contatos com importadores da região, que serão trazidos para o Brasil e repassados aos exportadores. Entre os interesses, segundo Alaby, estavam materiais de construção, granito, móveis, ladrilhos, madeira, materiais elétricos, portas e objetos de decoração.
A Jordânia, segundo o secretário-geral, é uma grande importadora. "Eles importam quase tudo", afirma Alaby. A produção local inclui produtos como alimentos, fosfatos e aço. O Brasil já é um dos fornecedores internacionais do país árabe. De acordo com Alaby, em visita aos supermercados locais, ele constatou a presença, por exemplo, de chocolates, doces, biscoitos e café com marcas brasileiras. "Eles apreciam os produtos brasileiros", diz o secretário-geral. A Jordânia tem taxas de 5% a 10% para importação de matérias-primas e de 10% a 30% para produtos acabados.
Ao redor de 80 empresas da região expuseram na Project Jordan. Além das jordanianas, também havia companhias de países como Arábia Saudita, Kuwait e Emirados. Muitas estavam na mostra para divulgar e vender seus projetos imobiliários. A Câmara Árabe teve um estande com 36 metros quadrados na mostra, que começou na segunda-feira (6) e terminou hoje (10).

