São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira realiza nesta terça-feira (27) o seminário As relações econômicas entre o Brasil e o Sudão. O evento vai contar com uma delegação sudanesa, liderada pelo ministro do Petróleo, Awad El Gazz, empenhada em promover oportunidades de negócios e investimentos no país.
“Este fórum vai oferecer informações às empresas para que elas vejam o Sudão como destino potencial para seus negócios”, afirma Janaina Calonga, gerente comercial da Câmara Árabe.
No seminário, além de Gazz, vão falar o vice-ministro de Finanças e Economia Nacional do Sudão, Magdi Yassin, o vice-presidente do Banco Central do Sudão, Badr Aldien Mahmoud, o embaixador do país africano em Brasília, Abd Elghani Elkarim, e o diretor-geral da empresa sucroalcooleira Kenana, Mohamed Elmardi. Pela Câmara Árabe, haverá apresentações do presidente da instituição, Salim Taufic Schahin, e do diretor-geral, Michel Alaby.
O seminário tratará de temas como energia e biodiesel, agricultura e pecuária, infraestrutura e oportunidades nos setores farmacêutico e médico-hospitalar. O evento é destinado a empresas convidadas pela Câmara Árabe, mas companhias interessadas em participar podem entrar em contato com a entidade.
A delegação sudanesa está no Brasil desde o dia 22 e já teve compromissos em Brasília com representantes do governo federal. Na última quinta-feira, a missão encontrou-se com o secretário-executivo do ministério das Minas e Energia, Márcio Zimmermann.
“O Brasil está aberto à cooperação e a dividir suas experiências e seu know-how nas áreas de petróleo, gás, eletricidade, mineração e agronegócios”, afirmou à ANBA o embaixador sudanês sobre o encontro na capital federal. “É importante lembrar que importantes empresas brasileiras estão trabalhando no Sudão nas áreas de etanol, algodão, petróleo, maquinário agrícola, irrigação e pecuária”, acrescentou Elkarim.
Ainda em Brasília, na sexta feira, Gazz e sua delegação reuniram-se com Valdemar Carneiro Leão, subsecretário geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores. No encontro, foi discutida a possibilidade da de renegociação da dívida sudanesa com o Brasil e também possibilidades de cooperação na área petrolífera.
No Rio de Janeiro, os sudaneses têm compromisso nesta segunda-feira (26), na Agência Nacional do Petróleo (ANP) e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No dia 28, a delegação segue para Piracicaba, interior de São Paulo, para reunião no Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla).
De3 volta à capital paulista, na quinta-feira (29), a delegação participa do jantar em comemoração aos 60 anos da Câmara Árabe.

