São Paulo – Representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira realizaram nesta semana uma agenda de reuniões em Brasília para reforçar parcerias e discutir ações conjuntas com órgãos governamentais e diplomáticos. A missão foi liderada pelo novo presidente da instituição, o diplomata aposentado do Itamaraty Osmar Chohfi, que assumiu o cargo em abril deste ano. Ele cumpriu os compromissos acompanhado do vice-presidente de Relações Internacionais da instituição, Mohamad Orra Mourad, e o CEO e secretário-geral, Tamer Mansour.
“O objetivo foi consolidar e dar continuidade a diferentes aspectos da colaboração que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira tem com órgãos do governo brasileiro, com as embaixadas árabes em Brasília e agora com o governo do Distrito Federal, e nesse contexto, as conversas foram muito produtivas, frutíferas e vão nos permitir desenvolver uma agenda de iniciativas bastante significativa”, disse Chohfi à ANBA.
A Expo 2020 Dubai foi tema em boa parte dos encontros, já que vários órgãos governamentais terão participação na exposição universal que ocorre nos Emirados a partir de outubro e a Câmara Árabe deve colaborar nas ações que serão promovidas. Nos encontros também foram discutidas iniciativas para o aumento e a facilitação da cooperação, do comércio e dos investimentos entre Brasil e países árabes, ações para o crescimento e divulgação da produção de halal do Brasil, além de possíveis acordos para o andamento de parcerias entre a Câmara Árabe e os interlocutores.
As lideranças da Câmara Árabe foram recebidas pelo secretário-geral das Relações Exteriores do Brasil, o embaixador Fernando Simas Magalhães, pelo governador em exercício do Distrito Federal, Paco Britto, pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex-Brasil), Augusto Pestana (na foto de abertura, à direita, com Mansour, Mourad e Chohfi), e pelo chefe da assessoria diplomática do vice-presidente do Brasil, Juliano Féres Nascimento, e o assessor especial do vice-presidente, o coronel Marcelo Antônio Neves.
Também foram feitas reuniões com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o embaixador Orlando Leite Ribeiro, com o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, o embaixador Sarquis José Buainain Sarquis, e com o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sergio Freitas de Almeida. Na agenda esteve ainda a visita à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), uma recepção em homenagem a Chohfi promovida pelo embaixador do Kuwait, Nasser Riden Thamer Almotairi, e reunião com o Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil.
Chohfi teve a oportunidade de dividir nas reuniões alguns projetos em andamento na Câmara Árabe, como o estabelecimento de escritório em Brasília, a abertura dos novos escritórios internacionais em Riad e no Cairo neste ano, a criação da Plataforma Ellos, que utilizará blockchain e vai agilizar as transações comerciais do Brasil com os países árabes, os preparativos para um grande fórum de halal que será realizado em setembro com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), assim como os preparativos para o próximo Fórum Econômico Brasil & Países Árabes e a comemoração dos 70 anos da entidade, ambos em 2022.
Várias autoridades brasileiras, assim como do governo do Distrito Federal, devem ter agendas no mundo árabe nos próximos meses. Com os assessores do vice-presidente, o general Hamilton Mourão, foram discutidas possíveis ações da vice-presidência nos países árabes com pautas ligadas à sustentabilidade. Na reunião no Mapa, com Ribeiro, os temas também envolveram atividades e a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em eventos na região, assim como no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação uma das pautas foi a participação do ministro Marcos Pontes na semana ligada ao tema da sua pasta na Expo 2020 Dubai.
Com o Conselho dos Embaixadores Árabes, a Câmara Árabe tem permanente interlocução, inclusive ajudando na realização de missões dos diplomatas a diferentes estados brasileiros, cuja retomada foi um dos temas da reunião. “Discutimos a colaboração da Câmara Árabe em diferentes iniciativas de interesse dos países árabes, que nos foram trazidas pelo Conselho dos Embaixadores em áreas como a cooperação, não só para o intercâmbio comercial, mas também social e cultural”, conta Chohfi. No evento organizado pelo embaixador do Kuwait também participou o diretor do Departamento do Oriente Médio do Itamaraty, o embaixador Sidney Romero.