São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira renovou memorando de entendimento (MoU) com a AIM Global Foundation, organização voltada a investimentos com sede nos Emirados Árabes Unidos. A assinatura aconteceu na Mostra Imobiliária Emirados Árabes Unidos 2024 IPS Congress, no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital paulista nesta segunda-feira (29), na qual a AIM é uma das expositoras e a Câmara Árabe uma das apoiadoras. A mostra é promovida pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Consulado Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo e International Property Show (IPS).
O presidente da Câmara Árabe, o diplomata Osmar Chohfi, e o presidente da AIM, Dawood Al Shezawi, assinaram o documento no estande da AIM no evento. As duas instituições firmaram um acordo em 2017 e desde lá atuam de forma próxima. Na foto de abertura, Al Shezawi e Chohfi (2º e 3º da esquerda para a direita, respectivamente) com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi (dir.), e o cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Abdalla Shaheen (esq.).
Em entrevista à ANBA, Al Shezawi afirmou que por meio do acordo a Câmara Árabe e a AIM darão suporte uma à outra para o desenvolvimento do comércio e dos investimentos entre os Emirados Árabes Unidos e a região árabe com o Brasil. “Queremos apoiar indústrias brasileiras a entrar no mercado, reexportar seus produtos, estabelecer seus negócios e usar Emirados Árabes Unidos como um corredor”, disse Al Shezawi, citando a infraestrutura que o seu país possui.
O secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, afirmou para a ANBA que a instituição tem uma histórica relação com a AIM já que assinou o primeiro acordo com a organização há cerca de seis anos, encontra nela forte parceria e vem participando das ações da AIM, principalmente do Annual Investment Meeting, o AIM Congress. O congresso ocorre anualmente nos Emirados Árabes Unidos, atraindo investidores e outros envolvidos na área. A edição deste ano está prevista para ocorrer de 7 a 9 de maio em Abu Dhabi.
O AIM Congress é uma das mais conhecidas estratégias da fundação para fomentar o investimento. No ano passado, participaram 10.313 pessoas de 175 países. O encontro gerou 6.839 reuniões de negócios, teve 693 palestrantes, 270 expositores, participação de 300 startups e de 144 meios de comunicação, entre outros números expressivos. O evento se consolidou como a principal plataforma de investimentos no Oriente Médio.
Mas a AIM Global Foundation atua também em outras frentes para cumprir sua missão. Em apresentação na abertura da Mostra Imobiliária, Al Shezawi listou outras ações da instituição, como a capacitação por meio da Academia AIM, network, consultoria, promoção de prêmios, entre outras iniciativas. A organização trabalha comprometida em capacitar o investimento mundial, impulsionando estratégias de promoção eficazes e facilitando oportunidades de produtividade e expansão do investimento.
O evento no qual a assinatura do MoU se inseriu teve como foco principal promover investimentos no setor imobiliário dos Emirados Árabes Unidos. Assim como Al Shezawi, o presidente da Câmara Árabe foi um dos palestrantes. Ele ressaltou a importância do evento ser promovido em São Paulo e afirmou que a iniciativa fortalece as relações históricas e de cooperação existentes entre Brasil e Emirados Árabes Unidos. Ele lembrou que o país árabe ocupou em 2022 a 10ª posição no ranking mundial em volume de investimento imobiliário estrangeiro, com US$ 36,6 bilhões.
Além da presença do cônsul geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo e do embaixador do país árabe no Brasil, a mostra teve a participação de outras autoridades, como o secretário de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, Caio Paes de Andrade, o vereador de São Paulo Rodrigo Goulart (PSD), os diretores da Câmara Árabe, Mohamad Abdouni Neto e Riad Younes, o cônsul honorário da Jordânia em São Paulo, Mustapha Abdouni, o consultor de Comércio Exterior, Michel Alaby, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito da Secretaria de Gestão e Governo Digital de São Paulo, Eduardo Aggio de Sá, entre outros.