São Paulo – Representantes de empresas e entidades setoriais participaram, nesta quinta-feira (04), em São Paulo, de um seminário sobre a Big 5, principal feira do ramo de construção do Oriente Médio, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). O encontro serviu para apresentar a mostra, que ocorre no final de novembro, em Dubai, e o mercado da região do Golfo aos interessados em expor.
Entre os participantes estava Newton Nascimento, do departamento de exportação da Deca, fábrica de metais e louças sanitárias. A empresa já esteve em outras edições da feira e este ano vai expor novamente. "De maneira geral, um grande volume das exportações da Deca fica na América Latina, mas fora dessa região o mercado árabe compra 30%, isso incluindo Europa, África e Ásia", disse.
A indústria é representada no Oriente Médio por uma empresa de Dubai chamada Arteco, que é quem vai estar na feira, a exemplo do ano passado. De acordo com Nascimento, com a crise financeira internacional, as exportações para a região diminuíram, mas este ano as vendas melhoraram e espera-se mais crescimento em 2012.
Rubens Azevedo, diretor de comércio exterior da XCMG Brasil, importadora, exportadora e distribuidora de máquinas para o setor de construção, nunca expôs na Big 5, mas este ano pretende ir à feira nem que seja apenas como visitante.
A empresa há quatro anos importa maquinário da chinesa XCGM, que agora terá uma linha de produção no Brasil, segundo ele. Com a experiência adquirida no ramo, Azevedo acredita que a companhia tem condições de fazer o caminho inverso, ou seja, levar empresas brasileiras para o exterior.
“Obviamente tem mercado”, declarou o executivo, após o seminário, em que foram apresentados dados econômicos do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco que reúne Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
Gilmar Vilaça Duarte dirige uma pequena empresa do ramo de ardósia, a Pedragil, de Minas Gerais. Ele já participou de eventos promovidos pela Apex em consórcio com outras companhias e foi ao seminário para saber mais informações sobre a Big 5.
Duarte disse que não tem estrutura para expor sozinho, mas está disposto a fazer isso em parceria com outros empresários. Ele exporta para Estados Unidos, Europa e América do Sul, mas quer tentar a sorte em outros destinos "para não ficar preso a mercados mais saturados, para diversificar".
A Big 5 será realizada de 21 a 24 de novembro e terá um pavilhão brasileiro organizado pela Câmara Árabe e Apex. O estande terá espaço para 22 expositores e as inscrições estão abertas.
Mais informações
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Tel.: +55 (11) 3147-4095, com Simone Rojas
E-mail: simone_rojas@ccab.org.br
Site: www.ccab.org.br
Site da feira: www.thebig5.ae

