São Paulo – O empresário Obad Alzahrani (esq., na foto) foi nomeado neste mês como novo membro da diretoria árabe da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e pretende trabalhar para ajudar a aumentar as relações econômicas entre o Brasil e a Arábia Saudita. Alzahrani integra a diretoria como representante do Conselho das Câmaras Sauditas.
Nesta segunda-feira (16), ele visitou a sede da Câmara Árabe, na capital paulista. Em entrevista à ANBA, após visita às instalações da entidade, ele se disse impressionado pelo desenvolvimento e a estrutura da Câmara Árabe. O empresário saudita foi recebido pelo secretário-geral da entidade, Tamer Mansour.
Alzahrani atua em várias frentes de negócios na Arábia Saudita, mas a principal é na área de alimentos: ele tem duas redes de restaurantes que são parte da Taza Company. São cerca de 40 estabelecimentos no país árabe e o Brasil é um dos fornecedores da carne de frango e da carne bovina utilizadas.
Alzahrani disse que está no Brasil como fruto da visita realizada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Reino da Arábia Saudita e ao Conselho de Câmaras Sauditas, e que veio para trabalhar prol do estreitamento das relações entre os dois países. Ele vai visitar São Paulo e a região Sul do Brasil, e pretende verificar oportunidades de investimentos para sua empresa e para investidores sauditas em geral.
De acordo com Alzahrani, há planos de trazer para o Brasil uma delegação de empresários sauditas para que conheçam as oportunidades de negócios no País, alguns dias antes da realização do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que a Câmara Árabe vai promover no dia 14 de abril de 2020 na capital paulista.
O saudita acredita que há oportunidades de investimentos para os sauditas no Brasil não apenas na área de alimentos, mas também em outras, como no turismo. “Queremos abrir novos horizontes comerciais a luz dessa aceleração das relações entre Brasil e Arábia Saudita”, disse. A ideia de Alzahrani, como diretor árabe da Câmara Árabe, é trabalhar também para ajudar a resolver entraves para o comércio.
Outro objetivo é incentivar os brasileiros a investirem na Arábia Saudita e a conhecerem a força econômica de seu país, que preside atualmente o G20 e leva adiante um forte plano de desenvolvimento econômico, o Visão 2030. O empresário cita entre as áreas promissoras para os brasileiros investirem na Arábia Saudita a de restaurantes, pois diz que a comida brasileira faz muito sucesso por lá.
Alzahrani afirma que o Brasil é importante fornecedor de alimentos para o Reino da Arábia Saudita. Na atual visita ao País, ele deve também comprar carne bovina e de frango. O empresário chegou ao Brasil na semana passada e deve ficar até a próxima semana. Essa é a sua primeira viagem ao Brasil.