São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira apresentou nesta quinta-feira (11) o seu calendário de ações para este ano, com previsão de atividades virtuais e presenciais. As iniciativas programadas para o primeiro semestre serão online, ainda em função da pandemia de covid-19, e no segundo semestre do ano, com a perspectiva de vacinação das populações, já estão na agenda ações in loco.
A entidade seguirá promovendo webinars com temas que ajudem empresários brasileiros e árabes em seus negócios, fará uma série de rodadas de negócios virtuais, promoverá um congresso híbrido e participará de grandes eventos nos países árabes, como a Expo 2020 Dubai, que tem início previsto para outubro nos Emirados.
Em evento online sobre o tema, o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, afirmou que apesar da retomada das ações presenciais no segundo semestre, as atividades virtuais seguirão. Ele contou que no ano passado a instituição ampliou muito as suas conexões através de meios virtuais e não quer perder o aprendizado disso. “Na hora em que pudermos somar isso ao presencial, será o melhor dos mundos”, disse Hannun.
Apenas em webinars promovidos em 2020, participaram 15 mil pessoas do Brasil e do exterior. O Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, que ocorreu pela internet, congregou cerca de 10 mil pessoas também de diferentes regiões do mundo. Outras várias iniciativas que envolveram atividades remotas foram realizadas. “Fomos todos vencedores”, afirmou Hannun no webinar, agradecendo aos envolvidos no trabalho da Câmara Árabe e seus parceiros.
A Câmara Árabe já realizou dois webinars neste ano, um em janeiro e outro em fevereiro, e neste mês terá a equipe do Escritório Internacional de Dubai presente na Gulfood, nos Emirados. Não haverá estande, mas os profissionais da instituição estarão na mostra do setor de alimentos dando assistência aos brasileiros e árabes presentes. O voo direto entre Brasil e Emirados da Emirates está suspenso até o final deste mês em função da covid-19.
Em março começarão as rodadas de negócios virtuais. Elas serão seis no decorrer do ano, voltadas para diversos setores, tanto para a venda de produtos árabes ao mercado brasileiro como para exportação de mercadorias brasileiras aos árabes. “Desenvolvemos plataforma própria e dividimos em setores específicos, então em cada momento vamos tratar de um setor”, explicou a gerente comercial da Câmara Árabe, Daniella Leite.
Também está prevista para março a realização de congresso virtual em parceria com a Associação das Câmaras de Comércio e Indústria do Mediterrâneo (Ascame). De acordo com a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, além de palestras, haverá no congresso atividades para conexão entre empresários brasileiros e de países do Mediterrâneo participantes.
Virtual e presencial
As ações programadas para o ano envolvem ainda atividade de aproximação dos mercados árabe e latino-americano, participação em feiras do setor de defesa, missão comercial no setor de fertilizantes, congresso voltado ao tema do halal, bootcamp pelo programa de fomento a startups Lab CCAB e atividade para câmaras de comercio.
Também está prevista missão de embaixadores árabes pelo Brasil, missão aos Emirados e Catar, participação em fórum de investimento árabe-africano, matchmaking para agências de turismo e realização de missão comercial com seminário sobre logística no Egito em dezembro. Veja calendário completo.
As atividades divulgadas são algumas das voltadas a associados e já planejadas, mas a Câmara Árabe costuma promover uma série de outras ações no andamento do ano em diversas áreas, incluindo a cultural e de imigração, parte delas decorrente de parcerias. Aliás, o reforço da aproximação com parceiros, como as associações setoriais, está nos planos da instituição para 2021. “Sabemos que vai ser mais um ano desafiador, mas estamos aqui trabalhando para que tenhamos um 2021 esplendoroso”, disse Daniella Leite.
Fernanda contou que a elaboração do calendário se baseou no fórum realizado em 2020, de onde surgiram muitas parcerias e compromissos, tais como a adesão pela Câmara Árabe ao Pacto Global das Nações Unidas. “A ideia é que todas as ações estejam direcionadas para essa temática, o que é muito importante”, afirmou Fernanda. A agenda será levada adiante pelas diferentes unidades da Câmara Árabe: a sede na capital paulista, o escritório em Itajaí, o escritório internacional em Dubai, e as filiais que têm abertura programada em Brasília, Arábia Saudita e Egito.
Vendas para os árabes
O calendário foi apresentado durante o webinar “Perspectivas da Economia, Inovação e Tecnologia para 2021”, na qual o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, apresentou os dados do intercâmbio comercial entre o Brasil e os países árabes de 2020. Houve queda no comércio entre as regiões, motivada principalmente pela queda no preço do petróleo e pela desaceleração econômica mundial e árabe.
O recuo da exportação do Brasil aos países árabes foi de 6,6% e a queda na venda dos árabes ao mercado brasileiro foi de 23%. Mas Mansour lembrou que o Brasil seguiu sendo o principal exportador de produtos do agronegócio aos países árabes e o mercado árabe foi o terceiro destino das exportações brasileiras. Em alimentos e bebidas, o Brasil aumentou em 2,8% as suas vendas aos países árabes no ano passado. “Mostra que os árabes continuam sendo fiéis ao Brasil, continuam comprando do Brasil”, disse Mansour.
O webinar também teve palestra do economista-chefe do Bahrain Economic Development Board, Jarmo Kotilaine, e do advogado brasileiro especialista em tecnologia, Ronaldo Lemos. Na foto de abertura da reportagem estão Hannun (esq.) e Tamer (dir.) e, abaixo, Fernanda (esq.) e Daniella (dir.).
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