São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira marcará presença com estande próprio de 15 metros quadrados na Feira Internacional de Cartum, que ocorre de 22 a 29 de janeiro na capital do Sudão. A importadora e distribuidora dos chuveiros elétricos Fame no país árabe estará junto com a entidade, que volta a participar da exposição após hiato de um ano.
“É o momento de as empresas olharem para o Sudão, pois o embargo ao país foi levantado”, destaca Michel Alaby, diretor geral da Câmara Árabe. Anunciado em janeiro de 2017 ainda pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, somente em outubro o atual presidente, Donald Trump, confirmou a suspensão do embargo que vigorava desde 1997.
De acordo com Alaby, as exportações brasileiras ao Sudão ganharam competitividade com o fim do embargo, pois o custo financeiro foi reduzido – antes, era preciso fazer uma operação com entidades financeiras de um terceiro país, no caso a Alemanha, para receber o dinheiro do produto embarcado.
O diretor-geral da Câmara Árabe apontou, além dos bens de consumo como chuveiro elétrico, cosméticos e calçados sintéticos, as máquinas e equipamentos agrícolas como produtos com potencial mercado no Sudão. “É um país essencialmente agrícola”, destacou o executivo.
Segundo dados do Ministério do Comércio, Indústria e Serviços (MDIC) compilados pela Câmara Árabe, o Brasil exportou US$ 42,1 milhões ao Sudão no ano passado, um aumento de 38,4% sobre o ano anterior. Açúcar e máquinas e equipamentos agrícolas e florestais foram os principais produtos enviados ao país africano.
A participação na edição 2018 será a sétima da Câmara Árabe na Feira de Cartum. O estande da entidade tem apoio da Embaixada do Brasil em Cartum.