São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira anunciou nesta quarta-feira (27) seu novo projeto, o CCAB Lab. A iniciativa vai receber projetos de startups que envolvam o Brasil e os países árabes e foi anunciada durante webinar sobre transformação digital promovido pela entidade. “Vínhamos estudando e vimos que estava na hora de implantar um projeto da mais alta importância. O CCAB Lab vem para acelerar a integração digital entre Brasil e países árabes”, disse o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun (foto acima).
O laboratório irá fomentar projetos através de startups que atuam em setores como entretenimento, saúde, comércio, vendas online. “Tivemos duas semanas que valeram por décadas. Estávamos preparados e conseguimos adesão de parceiros para que essas coisas dessem certo. Essas adesões ocorreram porque já estávamos com o planejamento e procedimentos prontos”, afirmou Hannun.
O secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, lembrou que o CCAB Lab será o primeiro do gênero especializado em regiões e povos. “É direcionado para projetos que envolvem brasileiros e árabes. Onde estiverem, eles podem se filiar, colocar seus projetos e pensamentos que envolvam nações árabes e o Brasil”, destacou Tamer Mansour.
As startups poderão se inscrever de forma on-line em breve e a ideia é ter um espaço físico para receber essas empresas dentro da sede da Câmara Árabe, em São Paulo. “Estamos trabalhando para que cada projeto tenha seu comitê, com pessoas de dentro da Câmara e com mentores externos para auxiliar as startups a fazerem esse projeto se tornar ação”, explicou Mansour.
O objetivo da nova empreitada é oferecer um ambiente para integrar e encontrar soluções digitais entre Brasil e países árabes. “A intenção é, em conjunto com árabes, desenvolver e incentivar toda essa transformação digital e criatividade. E estamos pensando até nas parcerias com empresas como a Robusta, por exemplo”, lembrou Hannun, citando a startup egípcia que participou da conferência virtual através de seu CEO, Hussein Mohieldin. A empresa oferece soluções de e-commerce.
Para o cientista-chefe na The Digital Strategy Company e professor extraordinário da Cesar School, Silvio Meira, o diferencial do CCAB Lab estará em soluções estratégicas. “A Câmara pode ser uma verdadeira plataforma digital de encontros entre brasileiros e árabes. Um laboratório não é um negócio de ideias. O que acontece lá é que tem uma agenda de problemas e pesquisadores tentando encontrar soluções para aqueles problemas. O laboratório da Câmara é de business, habilitado por tecnologia. É para descobrir quais são as plataformas tecnológicas que podem mediar melhor os negócios entre países árabes e brasil”, apontou o professor também durante o webinar promovido pela entidade.
Mansour lembra que o processo de transformação digital da Câmara teve início há pelo menos quatro anos, com a formulação de um novo planejamento estratégico, e vem sendo impulsionada agora. “A crise veio para comprovar que esse caminho é muito útil e terá frutos de imediato. O Lab é a primeira de muitas coisas que a Câmara está colocando em vigor”, concluiu.