São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira preparou uma agenda especial voltada à novas formas de conexão e novas tecnologias no ano em que comemora 70 anos de fundação. O ponto alto da programação para 2022 será o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes, que ocorre em 04 de julho no Hotel Renaissance, em São Paulo, em formato híbrido. O evento ocorre a cada dois anos e é uma grande oportunidade de interação para negócios e networking, pois reúne empresários e autoridades dos países árabes e do Brasil. São esperadas 400 pessoas no evento presencial e 2.600 no ambiente virtual, que será transmitido ao vivo para todos os países árabes.
O primeiro evento do ano acontece de 13 a 17 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Gulfood é a maior feira de alimentos do Oriente Médio e Norte da África e uma das maiores do mundo, e a Câmara Árabe levará oito empresas e contará com dois pavilhões, um no corredor central, como de costume, e um novo na área de proteínas, contou a diretora de Novos Negócios Daniella Leite. “Estamos bem felizes, este é o primeiro ano que teremos dois estandes”, disse.
A Apas Show, maior feira supermercadista da América Latina, acontece entre 16 e 19 de maio em São Paulo, e a Câmara Árabe promoverá a participação de empresários árabes na mostra. As inscrições estão abertas, segundo a diretora, nos setores de alimentos e bebidas, higiene e limpeza, utensílios domésticos, entre outros.
De 07 a 09 de novembro ocorre a Saudi Halal Expo, feira multissetorial halal realizada em Riad, capital saudita. Empresas brasileiras de diversos setores podem participar com a Câmara Árabe. O mercado halal movimenta cerca de US$ 4 trilhões. “Esse evento está dentro do projeto halal da Câmara Árabe, mostrando a relevância da certificação halal, que dá mais vantagem competitiva aos produtos nos países muçulmanos”, disse Leite.
Missões internacionais
Durante a semana do Fórum Econômico Brasil-Países Árabes haverá uma missão de empresários árabes em São Paulo. Entre 02 e 09 de julho, a agenda inclui rodada de negócios multissetorial, reuniões com compradores brasileiros e visitas técnicas.
De 12 a 18 de setembro, será realizada uma missão de inovação aos Emirados Árabes, voltada para startups brasileiras mais maduras. “A ideia é fazer benchmarking em tendências e inovações e se aproximar de stakeholders da região”, disse Leite.
Outra missão para empresas brasileiras será para o Cairo, capital do Egito, de 04 a 12 de novembro, com o objetivo de conhecer as facilidades da zona econômica, mapear o mercado e fazer visitas técnicas. “Essa é a semana da feira Food Africa, evento muito importante na região”, lembrou a diretora.
Leite mencionou ainda a abertura do novo escritório comercial da Câmara Árabe em Brasília, prevista para este ano, ainda sem data.
Brazil Business Village
O escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai está lançando o serviço Brazil Business Village, uma espécie de one-stop shop para operações com países árabes, Europa e Oriente. A Village oferece taxa única para abertura de empresas brasileiras, salas com suporte operacional no mesmo prédio do escritório da entidade, entre outros serviços. O chefe do escritório de Dubai, Rafael Solimeo, afirmou que essa é uma oportunidade única para a internacionalização das empresas.
Escritório no Egito
O chefe do escritório da Câmara Árabe no Cairo, Michael Gamal Kaddes, informou que oferece apoio às empresas para verificação do atendimento das regras de origem e do acordo de livre comércio Mercosul-Egito. A ideia do escritório também é facilitar e promover mais missões de brasileiros ao Egito e de egípcios ao Brasil, e promover o aumento do comércio de produtos de valor agregado entre os países.
Palestras
Palestras, seminários e webinars acontecerão durante o ano entre São Paulo, Itajaí, Cairo e Dubai. De acordo com a diretora de Comunicação e Marketing, Silvana Gomes, um ciclo de palestras acontece em São Paulo, em 12 de abril, 05 de maio, 09 de junho, 08 de setembro e 20 de outubro.
Em Itajaí (SC), ocorrem seminários em 19 de abril, 20 de junho, 23 de setembro e 25 de outubro. Entre Dubai e Egito, palestras ocorrem em 25 de maio e 21 de setembro. “As palestras terão conteúdo técnico e relevante para melhoria da competitividade internacional”, disse Gomes.
Tecnologia
De acordo com Silvana Gomes, 2022 é um ano muito especial pela celebração dos 70 anos. Ela afirmou que a entidade tratará da temática do legado dos grandes eventos que vêm acontecendo nos últimos meses nos países árabes, como a Expo 2020 Dubai, e os impactos gerados por tais eventos. Ela também disse que a inovação e a transformação digital já fazem parte da Câmara Árabe e irão se intensificar neste ano.
O gerente de Tecnologia da entidade, Marcos Bulgarelli, apresentou o trabalho desenvolvido com a plataforma Ellos, que utiliza tecnologia Blockchain pra processos aduaneiros, tudo integrado em uma plataforma única e sem utilizar papel, o que diminui custos e burocracias e traz mais agilidade no comércio exterior. “A tecnologia já vem sendo aplicada na Jordânia desde o ano passado para todos os produtos, e os alimentos que vão do Brasil para o Catar também estão na plataforma”, contou Bulgarelli. O Egito, segundo ele, está em fase final de ajustes contratuais para que o país receba não só as importações do Brasil, mas de todos os países, utilizando a plataforma.
O Ellos continua crescendo e pretende ser integrado ao Ministério da Agricultura do Brasil. “Também estamos buscando parceria para garantir a rastreabilidade dos produtos ‘farm to fork’ (da fazenda ao garfo, em tradução literal), pensando na preocupação com a segurança alimentar que os países árabes têm, para que o consumidor final possa bipar um QR Code e ter todas as informações sobre o produto. Temos um grande cenário, um grande panorama para este ano”, disse o gerente.
Institucional
O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi (foto de capa), afirmou que este é um ano muito especial para a entidade. “A Câmara Árabe está trabalhando com os governos brasileiros e árabes para ampliar a diversidade da pauta de comércio bilateral. Passo importante neste objetivo é a formalização de novos acordos de livre comércio com os países da entidade diplomática”, disse.
Ele citou como exemplo o acordo Mercosul-Egito, já em vigor e sua efetividade na ampliação da diversificação da pauta comercial. O Brasil exporta mais carnes e grãos graças ao acordo, e o Egito vem exportando novas mercadorias ao País, como laranja, alho e têxteis.
“Este ano, queremos avançar com as parcerias já esboçadas entre o Mercosul e o Conselho de Cooperação do Golfo, o Líbano, a Palestina e o Marrocos. Esses entendimentos ou estão muito perto de se concretizarem ou ainda esbarram em sensibilidades de pelo menos um dos lados, que vemos como de possível superação”, declarou.
De acordo com o secretário-geral e CEO da Câmara Árabe, Tamer Mansour, este é um ano especial não apenas pela comemoração dos 70 anos, mas também pela inovação que a diretoria vem conseguindo alcançar nos últimos anos. “Fomos das primeiras câmaras de comércio a realizar eventos virtuais no início da pandemia, nosso fórum econômico em 2020 foi totalmente virtual, no fim do ano passado, fizemos o Fórum Global Halal de forma híbrida e optamos por divulgar nosso calendário neste formato virtual”, disse Mansour.
Segundo ele, o Fórum Econômico Brasil-Países Árabes será a celebração dos 70 anos e a reunião de diversas autoridades e empresários dos países árabes e do Brasil. Ele lembrou da atuação do escritório internacional da entidade em Dubai, que vem trabalhando desde o início da Expo 2020, em outubro do ano passado, para receber as autoridades brasileiras.
Participou do webinar o presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco do BRICS), Marcos Troyjo. Ele fez a palestra principal do evento, dando panorama sobre o comércio internacional.
Leia reportagem: Comércio internacional é condição para o desenvolvimento
Asssita ao webinar completo: