São Paulo – Na próxima segunda-feira (22), os internautas vão ganhar uma nova ferramenta de comunicação no site da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a Câmara Árabe TV. A cada 15 dias, o público vai poder assistir um programa diferente sobre as relações comerciais e culturais entre árabes e brasileiros.
“A Câmara Árabe TV vem para complementar a comunicação da Câmara Árabe. Quando se tem um vídeo, a comunicação fica mais envolvente e motiva o público de uma maneira diferente”, afirmou o vice-presidente de Marketing da entidade, Rubens Hannun.
De acordo com ele, cada programa, que terá duração de 10 a 15 minutos, vai abordar temas diferentes, como turismo, economia, feiras comerciais, oportunidades de negócios, entre outros. Dentro da programação, os internautas vão assistir matérias jornalísticas e entrevistas com autoridades, empresários, economistas e analistas do Brasil e dos países árabes.
“A TV vai ser uma ferramenta de informação para aumentar o conhecimento dos árabes pelos brasileiros e dos brasileiros pelos árabes”, disse a apresentadora do programa e analista de marketing da Câmara Árabe, Roberta Gomes. Segundo ela, a programação ficará disponível no site da entidade (www.ccab.org.br) e terá uma versão em português e outra em inglês com legendas em árabe.
No programa de estréia, o bloco de economia vai contar com a participação do gerente de Desenvolvimento de Mercado da Câmara Árabe, Rodrigo Solano, que vai dar um panorama da economia brasileira e do mundo árabe. Ele vai falar ainda sobre oportunidades de negócios no Brasil e nos países árabes.
No bloco de turismo, o responsável pelo Comitê de Turismo da Câmara Árabe, Adel Auada, vai falar sobre os destinos turísticos árabes e as oportunidades de lazer que existem em alguns países. Já do lado brasileiro, quem apresenta o Brasil é a presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Jeanine Pires.
Segundo Roberta, dentro da programação haverá sempre uma matéria especial. Nesta edição, ela será sobre pequenas e médias empresas do setor de alimentos que exportam ao mercado árabe e estarão na Gulfood, feira da indústria alimentícia em Dubai. Representantes das empresas Novo Mel e Aviário Santo Antônio falam de suas experiências no mercado árabe.
Além das matérias e entrevistas, haverá um bate papo com Hannun, da Câmara Árabe, sobre marketing internacional. Ele vai falar sobre como as empresas brasileiras podem aproveitar as diversas mídias nos países árabes para introduzir seus produtos e vice-versa. “Sempre vamos mostrar os dois lados”, disse Roberta.