Dubai – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou um memorando de entendimento (MoU) para ajudar na difusão do World Logistics Passport (WLP), ou Passaporte Mundial de Logística. O WLP é um programa de fidelidade e incentivos da DP World que visa facilitar o comércio global, reduzindo tempo e custos nas exportações.
Assinaram o acordo o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, e o COO da DP World e gerente geral do World Logistics Passport, Mahmood Al Bastaki, nesta quarta-feira (17) no pavilhão da DP World na Expo 2020 Dubai. Este foi o último compromisso do presidente da Câmara Árabe no emirado, que retorna ao Brasil nesta quinta-feira (18) após dois meses de agendas na região.
Bastaki disse que o Brasil é um dos centros de distribuição chave que o passaporte vem observando. Ele afirmou que o WLP oferece melhor visibilidade e mais oportunidades para as empresas não só nos Emirados e no Golfo, mas em todo o mundo, além de rastreamento de carga com rapidez e redução do tempo para a liberação de carga.
“Com sua localização estratégica na América Latina, o Brasil é um parceiro estratégico para o sucesso do WLP na região”, disse Bastaki. Ele afirmou que, com a parceria da Câmara Árabe, o passaporte pode ser um catalizador de mudanças para o País e a região, tanto para importações quanto para exportações, e que a assinatura do acordo deve encorajar o cadastro de novos membros ao passaporte.
“Eles poderão acessar a plataforma e colher os benefícios, com maior visibilidade e acesso aos mercados da Ásia, África e Oriente Médio. Queremos que o comércio cresça e que o Brasil seja um hub para os seus países vizinhos por todos os modais”, disse Bastaki. Ele incentiva as empresas brasileiras a utilizarem o emirado como um hub de comércio para a região. “Por que Dubai? Porque aqui tudo é mais fácil e rápido, e todo mundo está aqui”, disse.
O presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, disse que a relação entre o Brasil e o emirado é sólida e que com o acordo, irá crescer ainda mais. “Essa assinatura é um marco no processo de modernização da Câmara Árabe. Ao assinar esse acordo, estamos fortalecendo nossa relação com Dubai. Dubai é visto como exemplo de mobilidade e eficiência, todo mundo olha para Dubai com grande admiração no Brasil”, disse Chohfi.
Participaram da cerimônia a gerente de operações do WLP, Alya Al Shamsi, o gerente de produtos da empresa, Abdullah Almulla, o gerente de Hub e Parcerias Abdullah Al Suwaidi, o conselheiro sênior da DP World, Ronaldo Souza, a especialista de exportações da Dubai Exports, Zilda Rosa, o secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, o diretor chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, e a gerente de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar.
O WLP já tem acordos com o governo brasileiro e com a Invest São Paulo.