Doha – A Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah, principal pólo econômico da Arábia Saudita, vai realizar uma missão comercial ao Brasil em maio. Um dos principais objetivos, segundo o coordenador de Assuntos Internacionais da entidade, Mohammed Azzam, é promover a cidade, localizada na costa do Mar Vermelho, como centro internacional de negócios.
“A câmara quer ajudar as empresas brasileiras a se estabelecer em Jeddah, apresentá-la como grande capital de negócios”, disse Azzam, que participou do Fórum Empresarial América do Sul-Países Árabes, que ocorreu no domingo e nesta segunda-feira (30), em Doha, no Catar.
Além de mostrar o que a cidade tem para oferecer, a entidade vai levar ao Brasil uma delegação de empresários sauditas interessados em fazer negócios com empresas brasileiras. Até agora, de acordo com Azzam, dez empresários de diferentes ramos confirmaram participação.
A missão vai passar por São Paulo e Brasília. A agenda de encontros no Brasil será organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Para os empresários brasileiros que se interessarem pela cidade, a câmara saudita se compromete a colocá-los em contato com as principais companhias de Jeddah, além de dar assessoria sobre os procedimentos para a instalação de um negócio.
Segundo Azzam, para se estabelecer em Jeddah, o empresário estrangeiro não precisa ter um sócio local, como é comum na Arábia Saudita, pode ser dono de 100% do negócio. Ele acrescentou que as taxas de importação de insumos destinados à cidade são baixas.

