São Paulo – A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29) a solenidade em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, que reuniu autoridades brasileiras e árabes em Brasília. O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) presidiu a sessão solene.
O embaixador da Palestina no Brasil e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, afirmou que o povo palestino vem resistindo à ocupação israelense há mais de sete décadas. “Essa sessão solene é ato de reconhecimento explícito dos nossos direitos e da nossa resistência e firmeza. Nosso povo tem resistido com todos os meios a seu alcance, suportando a crueldade de ser refugiado e a brutalidade de ser colonizado”, declarou na tribuna da Câmara dos Deputados.
Alzeben disse que os palestinos não perderam a determinação e a esperança. “O que posso assegurar é que o nosso povo não abandonará a bandeira de luta pelos seus direitos, pela nossa independência e liberdade, confiantes de que a vitória será certa”, disse.
O embaixador afirmou que o povo palestino segue com a meta de fortalecer as bases do Estado, de recuperar a unidade nacional e de luta pelo reconhecimento pleno na Organização das Nações Unidas (ONU). “Exigimos, portanto, proteção internacional para começar a fazer justiça. E por enquanto, nossa luta seguirá”, disse.
Alzeben disse que o Brasil sabe que o povo da Palestina é seu amigo. “Somos amigos sem fronteiras. Desejamos ao Brasil, este país amigo, segurança, paz social, progresso e prosperidade, e por que não, ganhar a Copa do Mundo”, finalizou.
Participaram da homenagem o senador Omar Aziz (PSD-AM), filho de palestino; a deputada Erika Kokay (PT-DF); a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS); o deputado Paulo Pimenta (PT-RS); o chefe da Missão Permanente da Liga dos Estados Árabes no Brasil, Qais Shqair; o presidente do Instituto Brasil Palestina (Ibraspal), Ahmed Shehada; a secretária da Juventude da Federação Árabe Palestina no Brasil (Fepal), Maynara Nafe; a membra do Secretariado Internacional do Comitê Nacional Palestino do Movimento BDS – Boicote, Desinvestimento e Sanções, Maren Mantovani.
Também estiveram representadas outras entidades que apoiam a causa Palestina, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, bem como membros do corpo diplomático da Nicarágua, República Dominicana, Cuba, Líbano, Tunísia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Líbia, Jordânia, Cazaquistão e Saara Ocidental, entre outros. Por videoconferência, participou a diretora de Programas e Campanhas da Anistia Brasil, Alexandra Montegomery.
O requerimento para a sessão solene foi de autoria da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP).