São Paulo – A importância estratégica dos mercados árabes será apresentada para um grupo de quase 200 empresários, em Recife, durante café da manhã seguido da palestra "Comércio exterior com o mundo árabe". O encontro vai ocorrer nesta quarta-feira (12), às 09 horas, na sede da Federação do Comércio do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).
O gerente do Departamento de Desenvolvimento de Mercados da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Rodrigo Solano, e o secretário administrativo comercial da entidade, Elias Fares Hadi, vão falar sobre temas como a importância econômica dos 22 países árabes, língua e localização, influência da religião nos negócios, hábitos locais, além de dicas de como negociar com os árabes.
“Vamos mostrar o quanto é importante o desenvolvimento comercial entre o Brasil e os países árabes. Quando comparamos a corrente comercial entre o Brasil e o mundo e dos países árabes com o mundo, percebemos que ainda há muito a ser desenvolvido”, disse Solano.
Segundo ele, uma das questões mais evidentes é a pauta das importações árabes. “O Brasil embora tenha diversidade industrial muito grande, as nossas exportações ainda são muito concentradas”, observa o gerente. De janeiro a março de 2010, os países árabes foram o quarto destino das exportações brasileiras, somando US$ 2,2 bilhões. Os produtos mais exportados foram carnes (28%), açúcar (28%), ferro (12,6%) e aeronaves (5,8%). Os principais países de destino foram Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Marrocos.
Um levantamento da Câmara Árabe compara importações per capita do mundo árabe com relação às importações per capita do mundo. “Os árabes importam mais material de construção, alimentos e moda que a média mundial. Algo em torno de 20% a 30%”, explica Solano.
Ainda de acordo com ele, os árabes também podem representar uma grande oportunidade no setor de maquinário industrial e agrícola, uma vez que eles têm como prioridade a diversificação de seu parque industrial e de suas fontes de recursos. “O investimento em bens de capital é uma alternativa e a palestra vai justamente mostrar essas oportunidades”, destacou.
Solano também dará exemplos de empresas que já estão instaladas no mercado árabe e como as empresas brasileiras podem aproveitar essas oportunidades. Além disso, os palestrantes vão informar de que maneira a Câmara Árabe pode auxiliar os empresários no processo de negociação.
Quem quiser saber mais detalhes e acompanhar estudos atualizados sobre os países árabes, pode acessar o site www.ccab.org.br e clicar no link Informações de mercado.

