São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai criar este ano um Comitê de Investimentos, com o objetivo de atrair recursos dos países árabes para empreendimentos no Brasil. A informação foi divulgada hoje (19) pelo presidente da entidade, Salim Taufic Schahin, em entrevista coletiva.
“Há um empoçamento de liquidez no mundo árabe e eles estão à procura de projetos para investir”, disse Schahin. Ele ressaltou que, do outro lado, o Brasil tem muito a oferecer, pois vai precisar de investimentos pesados nos próximos anos, especialmente na área de infraestrutura.
O executivo acrescentou que dois grandes atrativos que devem ser divulgados pelo país são a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. No ano passado, a Câmara Árabe já criou outros dois comitês setoriais, um voltado ao turismo e outro à cultura.
Para Schahin, o turismo e a cultura são indutores do comércio e dos investimentos, pois ampliam o conhecimento recíproco entre brasileiros e árabes. “O turismo vai ter um crescimento importante [nos próximos anos]”, afirmou. “O Brasil desperta muita curiosidade no Oriente Médio e vice-versa”, acrescentou.
Na seara cultural, ele quer criar a Casa da Cultura Árabe para divulgar no Brasil as contribuições da civilização árabe para o desenvolvimento da humanidade e o papel dos imigrantes no desenvolvimento do Brasil.

