São Paulo – Secretários-gerais de câmaras de comércio árabe-estrangeiras, incluindo o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, realizaram nesta sexta-feira (11) sua reunião anual, em Paris, na França. O principal tema discutido foi a diversificação dos serviços e receitas das entidades.
De acordo com Alaby, o secretário-geral da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, instituição que reúne as demais, Imad Shehab, defendeu que as câmaras devem promover mais eventos como rodadas de negócios e feiras, além de produzir mais estudos de mercados.
Shehab acrescentou que o sistema online de certificação de origem e legalização de documentos, em implantação pela câmara brasileira, deve ser aproveitado pelas demais entidades, pois já foi aprovado pela União e pela própria Liga dos Estados Árabes.
A representante do Departamento Econômica da Liga Árabe, Manal Mawafi, fez a mesma recomendação, ressaltando que a tecnologia oferece redução de tempo e custos para os exportadores estrangeiros e aos importadores árabes, melhorando o padrão dos serviços oferecidos pelas câmaras.
Alaby fez um relato do processo de implementação do sistema, que requer a realização de reuniões com as embaixadas e as autoridades alfandegárias de cada um dos países árabes para sua integração, e destacou o grande interesse das representações diplomáticas na tecnologia.
Na outra mão, os diretores das câmaras pediram que a União e a Liga insistam com os ministérios de Relações Exteriores dos países árabes a somente aceitarem documentos certificados pelas câmaras reconhecidas oficialmente pelas duas instituições multilaterais.
Shehab solicitou também que as câmaras divulguem em seus países a realização da 17ª Conferência de Investidores e Empresários Árabes, que vai ocorrer em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nos dias 16 e 17 de novembro. Ele comunicou ainda que foram criadas recentemente mais três câmaras árabes-estrangeiras na Malásia, Índia e Turquia.
Participaram da reunião também representantes das câmaras árabes da Alemanha, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Brasil, França, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Malta, Portugal, Suíça, além do presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Catar, Khalifa Bin Jassim Bin Mohamed Al Thani, o diretor da União Tunisiana da Indústria, Comércio e Agricultura (Utica), Mohamed Sahraoui, o representante da Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah, na Arábia Saudita, Ibrahim Foudah, o 2º vice-presidente da Câmara de Comércio de Alexandria, no Egito, Ahmed Hassan Sharkas, e a também diretora da União Geral, Hoda Katchan.


