São Paulo- Vinte e quatro representantes de câmaras de comércio da Europa, Austrália, Brasil e países árabes reuniram-se ontem (26), em Beirute, no Líbano, para discutir medidas sobre como aumentar o comércio internacional entre estes países.
De acordo com Michel Alaby, secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foram debatidas maneiras para aumentar a participação de empresários nas atividades das câmaras de comércio; para fomentar a divulgação de investimento e a promoção das exportações árabes e também do setor turístico; e para a elaboração do estatuto da futura Federação das Câmaras de Comércio Árabes Sul-Americanas.
“Falamos que a Câmara Árabe Brasileira tem vários conselhos empresariais formados e constituídos, com a realização de reuniões no Brasil e nos países árabes, para desenvolver negócios, como comércio, investimento e turismo, além de incentivar a transferência de tecnologia entre empresas”, relatou Alaby à ANBA.
Em relação à constituição da Federação das Câmaras de Comércio Árabes Sul-Americanas, Alaby ressaltou que a elaboração do estatuto já está em andamento e deve ser enviado para aprovação da União Geral das Câmaras de Comércio Árabes.
"A idéia é incentivar a constituição das Câmaras de Comércio Árabes nos países sul- americanos. Já temos na Argentina, mas queremos desenvolver nossa experiência nos outros países".
De acordo com o secretário-geral, o Brasil reiterou sua disposição para organizar a próxima reunião anual de coordenação da União das Câmaras Conjuntas e Câmaras Árabes no Brasil, em 2011. Segundo Alaby, os representantes da União ficaram de analisar a proposta brasileira.
Durante os dias de hoje e amanhã, Alaby também participará do Seminário de Incentivo aos Investimentos Estrangeiros nos Países Árabes e Incentivo às Exportações Árabes.