Alexandre Rocha
São Paulo – As câmaras árabes de comércio sediadas fora do mundo árabe começaram a discutir ontem (03) à noite, no primeiro dia de sua reunião anual, as possibilidades de trabalhos conjuntos. Um dos temas tratados foi a realização de um fórum econômico e comercial entre os países árabes, nações das Américas e a Austrália.
Conforme foi discutido, podem ser organizado duas conferências: uma no continente americano, provavelmente no Brasil; e outra na Austrália. "A idéia é discutir economia, comércio, investimentos e transferência de tecnologias", disse por telefone o secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, que está em Riad, capital da Arábia Saudita, participando da reunião das câmaras.
A proposta, segundo Alaby, foi apresentada pela própria União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes. Outro tema tratado ontem foi a realização de um fórum árabe-europeu, em Paris, no final deste mês.
"Falamos também sobre o papel das câmaras no desenvolvimento do comércio e dos investimentos nos países árabes, especialmente na Arábia Saudita", disse Alaby. O encontro em Riad, que vai até quinta-feira, é patrocinado pelo Conselho das Câmaras de Comércio e Indústria da Arábia Saudita.
De acordo com Alaby, outro tema tratado na reunião de ontem foi a realização, no segundo semestre, de um encontro, no Brasil, de representantes da União Geral das Câmaras e da Câmara Árabe Brasileira. "A idéia é falar sobre nossas atividades e discutir propostas sobre o que podemos fazer para ampliar cada vez mais nossa atuação", afirmou Alaby.
Participaram da reunião de ontem, além de Alaby e do secretário-geral da União das Câmaras, Elias Ghantous, representantes de câmaras árabes dos Estados Unidos, Malta, Portugal, Suíça, Alemanha, Irlanda, Inglaterra, República Tcheca, França, Austrália, Argentina, Áustria, Bélgica e do Conselho das Câmaras Sauditas.
Hoje a Câmara Árabe Brasileira vai apresentar uma série de propostas para o desenvolvimento do comércio e de projetos conjuntos entre os países árabes e sul-americanos.

