Alexandre Rocha
São Paulo – Começa hoje (25), no Cairo, a reunião anual das câmaras árabes de comércio no exterior. O evento vai reunir até amanhã representantes de pelo menos 20 entidades do gênero sediadas na Ásia, Oceania, Europa, África e Américas do Norte e do Sul, inclusive a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB).
O encontro é organizado pela União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos países árabes, associação que reúne as câmaras localizadas no mundo árabe e fora dele, sob a chancela da Liga dos Estados Árabes. Tanto que a reunião será aberta pelo secretário-geral da Liga, Amr Mussa.
Segundo o secretário-geral da CCAB, Michel Alaby, que vai participar, durante o encontro serão discutidas e definidas recomendações de como as câmaras devem atuar durante o ano. Entram na pauta questões como o comércio e investimentos.
Na edição deste ano, um dos assuntos previstos é a cúpula dos países árabes e sul-americanos, que será realizada nos dias 10 e 11 de maio em Brasília. Sobre este tema, quem vai falar é o embaixador Mário Vilalva, chefe do departamento de promoção comercial do Itamaraty.
De acordo com Alaby, o diplomata brasileiro vai explicar, aos diretores das câmaras árabes, os detalhes da cúpula e dos eventos paralelos, como o seminário empresarial e a Feira de Investimentos.
"Creio que a cúpula será de especial interesse", afirmou o secretário-geral. Na reunião do ano passado, Alaby já havia dito, aos seus colegas, que a cúpula representa uma oportunidade de aumentar as relações econômicas entre os dois blocos.
Outros assuntos que devem ser discutidos são as estratégias de atuação das câmaras no período de 2005 a 2008; a agenda de trabalhos das entidades para este ano; a proposta de organização de um fórum econômico árabe para a cooperação e o diálogo; a realização de um seminário sobre promoção de investimentos nos países árabes, no Sudão em novembro; e o Fórum Árabe-Europeu 2005.

