São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Câmara de Comércio e Indústria de Jeddah, na Arábia Saudita, assinaram nesta segunda-feira (24), em São Paulo, um acordo de cooperação. O convênio tem como objetivo o fortalecimento do intercâmbio comercial entre os dois países.
Para tanto, as duas partes se comprometem a incentivar as relações empresariais, trocar informações sobre legislação comercial e outros temas de interesse do empresariado, dar assistência a delegações comerciais e a empresários em viagens individuais e divulgar áreas onde existem oportunidades para joint-ventures e investimentos.
Elas se comprometem também a dar informações sobre a confiabilidade de empresas interessadas em fazer negócios entre os dois países, realizar pesquisas de mercado sobre os setores mais competitivos das duas nações e incentivar a cooperação em turismo, tecnologia, educação, entre outras áreas.
A cidade de Jeddah, na costa do Mar Vermelho, é o principal pólo empresarial da Arábia Saudita, assim como São Paulo é o maior centro econômico do Brasil.
O acordo foi firmado pelo presidente da Câmara Árabe, Salim Taufic Schahin, e pelo vice-presidente da Câmara de Jeddah, Mazen Batterjee. Estavam presentes os vice-presidentes da entidade brasileira, Helmi Nasr (Relações Exteriores), Rubens Hannun (Marketing) e Wladimir Freua (Comércio Exterior), o secretário-geral, Michel Alaby, o diretor administrativo, Nahid Chicani, o empresário saudita Hani Abdulaziz Saab e o relações públicas da embaixada da Arábia Saudita, Wail Hababi.

