São Paulo – Projetos voltados ao empoderamento feminino desenvolvidos em câmaras de comércio de diversos países foram apresentados nesta quarta-feira (26) em webinar organizado pela Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura (ICCIA). O comitê de mulheres WAHI, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, foi uma das iniciativas mostradas no evento “Empoderamento de mulheres em câmaras de comércio ao redor do mundo”.
O seminário foi mediado pela diretora de Relações Institucionais da entidade, Fernanda Baltazar, e contou com fala da presidente do Comitê WAHI, diretora da Câmara Árabe e da H2R Pesquisas Avançadas, Alessandra Frisso.
As demais participantes foram Dina Yacout, presidente do Conselho de Empresárias da Federação das Câmaras de Comércio do Egito e presidente da Câmara de Comércio de Ismaília; Elena Ageeva, vice-presidente de Desenvolvimento Estratégico da Câmara de Comércio e Indústria do Tartaristão; Jhale Hajiyeva, vice-presidente da Confederação Nacional de Empresários da República do Azerbaijão; e Blessing Owomugisha Immaculate, vice-secretária-geral da Câmara Nacional de Comércio e Indústria de Uganda.
Alessandra Frisso contou sobre o comitê WAHI. A ideia é que as mulheres do comitê possam fazer negócios juntas, e um dos principais objetivos é a criação de oportunidades para a internacionalização de empresas lideradas por mulheres, principalmente as de pequeno porte, em diversos setores, como beleza, tecnologia e agricultura. “Sabemos que a covid-19 criou diferentes desafios para homens e mulheres. E podemos concluir, com esse seminário, que independente da cultura, as mulheres têm os mesmos desafios ao redor do mundo”, disse.
Dina Yacout contou que em Ismaília, cidade egípcia, a câmara de comércio que preside começou a atender as necessidades de mulheres em todos os níveis e de diferentes origens, desde as que já têm empresas, as empreendedoras, até aquelas que têm uma ideia que querem implementar, e mulheres com negócios online. “Tentamos manter contato direto com elas e trazemos soluções de branding, marketing e de exposição dos produtos para atingir seu público-alvo. Fizemos mais de 20 exposições e foi um grande sucesso, agora elas têm um bom montante para manter seus negócios”, disse.
Em um segundo momento, Yacout percebeu a necessidade de treinamento das empresárias. “Realizamos workshops digitais, e agora na fase três estamos oferecendo serviços financeiros e demos assistência durante a pandemia para que as mulheres não fechassem seus negócios. Agora, estamos falando sobre energia limpa e sustentabilidade. Trabalhamos em uma abordagem multinível”, declarou. Ela contou ainda que tem grupos de Whatsapp para manter contato mais próximo com as empresárias e que vem fazendo contato com estudantes de universidades para convidá-las a implementar seus projetos com sua assistência.
Elena Ageeva é chefe de dois projetos focados no empoderamento da juventude no Tartaristão. Ela acredita na comunicação entre gêneros e em criar projetos com homens e mulheres, juntos, como um time. Ageeva falou sobre o projeto 100 Leaders, que visa a promoção de desenvolvimento e prosperidade nos negócios na região; o aumento no número de empresas associadas à Câmara de Comércio do Tartaristão; promover o empreendedorismo entre os jovens; interação intercultural, intergênero e interreligiosa dos participantes e grupos; oportunidade de obter educação em gerenciamento de projetos de alta qualidade e a preços acessíveis; formação de um sistema de mentoria e supervisão com empreendedores de sucesso; e o desenvolvimento de iniciativas e projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas
“Já tivemos duas edições do projeto com jovens mulheres e homens, e pude concluir que times com ambos os gêneros foram mais produtivos, profissionais e criativos, além de maior força interior e inteligência emocional para trabalhar em grupo e expressar suas ideias” contou Ageeva. Segundo ela, é muito importante promover a igualdade de gênero nesses grupos, além de combinar a comunicação com empresas, setor público, juventude e gênero. “A comunicação é o caminho para o empoderamento das mulheres”, declarou.
Jhale Hajiyeva afirmou que as câmaras de comércio devem encorajar as mulheres e dar apoio para que elas desenvolvam seus negócios. Ela criou o projeto Promovendo o empoderamento das mulheres no Azerbaijão (Advancing Women’s Empowerment in Azerbaijan), e afirmou que tudo deve começar pelas políticas de incentivo do país. “Precisamos fazer as mulheres acreditarem que elas podem fazer parte da economia do país”, disse.
Blessing Immaculate afirmou que sua câmara de comércio ajuda as mulheres a começarem seus negócios e dá apoio em todos os desafios que enfrentam, com treinamentos, projetos e campanhas. As empresárias recebem treinamentos em finanças, para que elas aprendam a investir seu dinheiro e fazer sua empresa crescer. Um novo projeto está preparando 250 empresas lideradas por mulheres com treinamentos para que elas comecem a exportar. Há ainda uma campanha para que as mulheres possam ter sua casa própria.
Acompanhe o evento na íntegra: