São Paulo – A organização sem fins lucrativos Unidos pelo Líbano (UPL) realiza uma campanha com o mesmo nome para fazer doações ao país árabe. Com o valor arrecadado, a instituição compra remédios, item de que o país necessita mesmo desde antes do começo do atual conflito.
De acordo com o presidente da UPL e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Mohamed Zoghbi, o objetivo único da campanha é ajudar o Líbano. “O país passa por uma crise além do conflito atual. Antes dele, já havia uma crise econômica e social. Queremos ajudar o povo e o governo do Líbano”, disse Zoghbi à ANBA nesta terça-feira (8). A campanha tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Recentemente, Zoghbi visitou o país árabe e se reuniu com autoridades locais e representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Ele também visitou o Centro de Câncer Infantil do Líbano. “Em tempos normais, esse hospital atende 400 crianças em tratamento contra a doença. Com as famílias em fuga, essas crianças estão interrompendo o tratamento. É uma situação extremamente delicada”, afirmou, sobre as consequências do conflito.
Moradores deixam suas casas no Líbano
Entre os medicamentos que estão sendo comprados estão anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos. Alguns dos maiores laboratórios presentes no Brasil, disse Zoghbi, também estão contribuindo com o envio de remédios. Essas doações são remetidas para a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), um órgão do Itamaraty, e as envia ao Líbano nos voos que o governo brasileiro está organizando para resgatar brasileiros.
Milhares de libaneses estão deixando o país rumo à Síria e Jordânia, além de nações para as quais têm nacionalidades. Uma parte das doações deverá seguir para o Líbano ainda nesta semana.
Zoghbi afirmou que diversos órgãos do governo, como o Itamaraty, a Aeronáutica, a agência ABC, entre outros, estão colaborando com a campanha. No domingo (6), um voo operado pela Força Aérea Brasileira (FAB) que seguiu para o país árabe levou 20 mil seringas e 4 mil agulhas como doação. A organização Unidos pelo Líbano foi criada em 2020 para ajudar o país em decorrência da explosão do porto de Beirute.
Para doar:
Banco do Brasil
Agência 8258-9
Conta 875-3
PIX: Chave CNPJ 47.889.676/0001-41
Confira o QR Code da chave-pix aqui.
Leia também:
Governo brasileiro doa insumos de saúde ao Líbano