São Paulo – No site da Cia.Marítima, famosa marca de moda praia do Brasil, a primeira imagem que o internauta pode ver é de um deserto ardente. Se der alguns outros cliques na home, verá o mesmo deserto em mais detalhes, verá as modelos Esti Ginzburg e Sylvia Geersen posando com os biquínis da marca na areia, verá também as moças em fotos diante de ruas e construções tipicamente árabes. O deserto é o Saara e ali é o Marrocos, país que a Cia.Marítima escolheu para inspirar sua coleção 2010/2011 e para fotografar a campanha que comemora os 20 anos da marca.
A responsável pela criação da campanha foi Fabiana Kherlakian, da agência de publicidade Officecomm e diretora de criação da Cia.Marítima. Junto com o fotógrafo Jacques Dequeker e outros profissionais, ela passou sete dias nas cidades de Marrakech, Ourzazate e Merzouga fotografando e gravando a campanha. “Fomos bem assessorados pelo povo local, a viagem para Merzouga saindo de Marrakech foi maravilhosa, passando por diversos lugares que só se vê em filmes”, diz Fabiana. Ela já tinha viajado ao país em 1990 e ficou impressionada com a cultura e arte manual, presente, segundo Fabiana, nos tecidos, tapetes e jóias.
Nos maiôs e biquínis, o Marrocos pode ser visto na cartela de cores, todas inspiradas no país e compostas por cores quentes e outras como o azul Marjorelle. “Fizemos até uma estampa de camelos”, conta Fabiana. De acordo com informações divulgadas pela assessoria de comunicação da Cia.Marítima, os passeios pela Medina, à volta dos ricos palácios e o famoso mercado souk, trouxeram à lembrança da equipe de estilo a socialite Thalita Getty, ícone da moda dos anos 60 e musa de Yves Saint Laurent, um apaixonado por Marrakech.
A coleção é clássica, segundo a Cia.Marítima, mas passeia pelo contemporâneo. A ideia foi dar às peças de moda praia, assinadas pelas estilistas Mariana Adans e Patrizia Simonelli, sabor oriental, com informações da cultura do Marrocos como os mercados cheios de miçangas, bordados, jóias, sedas e tapetes, com cores, aromas e sons instigantes. “No Oriente, as bijoux são parte essencial do fascínio dos looks das ruas. Elas são maxi e multicoloridas. A Cia.Marítima traduziu toda esta beleza e requinte em metais dourados, que remetem à jóia vintage, além do banho de prata envelhecida, bem ao estilo marroquino”, diz a Cia Marítima.
Na modelagem da coleção há novidades como os biquínis cortininha com bojo interno, o tomara que caia com bojo mais rígido e tangas com pano pequeno no bumbum. A marca também enfeitou o denim e o misturou a estampas. A coleção tem tecidos leves, como liganeti, malha, voil de viscose e crepe de algodão, além do Gel, de textura especialmente fina e brilhante. Além de biquínis e maiôs, a Cia.Marítima produz outras peças, como vestidos, túnicas e batas. A empresa é brasileira, foi fundada na década de 90 e é a maior do segmento na América Latina. Ela pertence a grupo Rosset, maior tecelagem produtora de lycra da América do Sul.
No Brasil, a Cia.Marítima está presente em mil pontos de venda. No exterior a marca está em 500 estabelecimentos, segundo informações do seu site, na América do Sul, América Central e do Norte, além de Ásia e Europa. São produzidas 1,5 milhão de peças ao ano e exportado 10% disto. A marca é a maior exportadora de biquínis do Brasil.

