Da redação*
São Paulo – A companhia EnviroFone, do Reino Unido, lançou em meados de junho deste ano, nos Emirados Árabes Unidos, uma campanha convocando os cidadãos a trocar aparelhos de telefone celular antigos por dinheiro. A iniciativa surtiu efeito: 100 mil celulares velhos ou quebrados foram coletados até o Eid Al Fitr (feriado que marca o término do Ramadã). As informações foram divulgadas pelo site árabe de notícias MENA Report.
Os aparelhos foram depositados em postos de coleta instalados pela companhia britânica em todo o país. A meta é coletar 250 mil celulares até o final do ano. A EnviroFone lançou a campanha em parceria com a Agência Reguladora das Telecomunicações dos Emirados (TRA), para proteger o meio-ambiente das substâncias tóxicas contidas nos telefones celulares e seus acessórios – entre elas berílio, cádmio, lítio, mercúrio, prata e até ouro.
A campanha contou também com a colaboração do Ministério do Meio-Ambiente e dos Recursos Hídricos, das companhias de telefonia Etisalat e du, e da instituição de caridade Gulf for Good, que recebe 5 dirhams (US$ 1.36) por cada celular doado. Os aparelhos foram depositados em 270 postos de coleta. Os participantes concorrem a diversos prêmios, incluindo passagens aéreas para Londres.
Apesar do sucesso inicial, a campanha da EnviroFone está só começando. Segundo estimativas, existem nos Emirados cerca de 10 milhões de celulares que poderiam ser reciclados. O número de aparelhos coletados corresponde a 1% do total de celulares não utilizados no país árabe.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

