São Paulo – O Ministério do Turismo lançou recentemente a campanha ‘Brasil Sensacional’, para divulgar a diversidade do turismo brasileiro oferecendo ao turista estrangeiro diferentes experiências em uma mesma viagem ao Brasil. A campanha está sendo veiculada nos 12 principais emissores de turistas ao Brasil. "Ela mostra toda a diversidade brasileira – um país que tem várias portas de entrada, praias do Nordeste, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, o Pantanal, a Amazônia. Portanto, é um país que apresenta diversas opções para o turista conhecer nossas belezas naturais, aproveitar a nossa cultura imensamente diversificada, nossa culinária”, disse o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Segundo ele, o objetivo principal da campanha, lançada em setembro nos dois principais mercados mundiais – o americano e o europeu, é aumentar o fluxo de turistas estrangeiros ao Brasil. "Mostrar essa nova fase que o Brasil vive – um país complexo, desenvolvido, de economia diversificada, com todas as condições de receber bem o turista. Hoje já são cinco milhões de turistas estrangeiros que freqüentam o Brasil. Queremos aumentar esse número e tornar o Brasil mais conhecido”, destaca.
Barreto disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é muito sensível ao tema. O PAC vai ter uma linha especial de intervenção nas cidades que serão sedes da Copa. Estamos trabalhando com o Prodetur Nacional, que é um financiamento no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O ministério também firmou uma parceira com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fez um grande diagnóstico dos principais destinos brasileiros.“Analisaremos, até 2014, ano a ano, esses diagnósticos. Vamos medir a evolução dessas cidades em questões como o meio ambiente, infra-estrutura hoteleira, estradas, aeroportos, qualificação profissional. Temos vários planos e parcerias para preparar o país para realizar uma grande Copa do Mundo”, garantiu Barreto.
De acordo com o ministro, o Brasil tem trabalhado muito no sentido de organizar melhor seus destinos turísticos. “Trabalhamos na infra-estrutura, urbanização, atendimento ao turista, qualificação profissional, recuperação do patrimônio histórico. Temos, sim, que enfrentar esse problema da segurança pública. Problemas existem no mundo todo. Uns países enfrentam terremotos, outros têm instabilidade política, crise religiosa. O Brasil não tem nada disso. E as vantagens do Brasil são imensamente superiores a eventuais problemas”, destacou.
Sobre a oportunidade de sediar a Copa do Mundo, o ministro garante que todo o Brasil sairá ganhando, porque vai haver a hospedagem de mais de 30 seleções. Segundo ele, haverá uma grande circulação de turistas pelo Brasil. Por isso, estão sendo preparados 65 destinos brasileiros para poder receber a Copa com grande qualidade. Além disso, também é forte a torcida para que o Rio de Janeiro ganhe a disputa com Tóquio, Chicago e Madri para a sede das Olimpíadas de 2016. “O Brasil é um grande exportador, com uma indústria bem desenvolvida, vende aviões, conta com a Petrobras, que é uma grande multinacional. Portanto, é muito importante para o Brasil a promoção de grandes eventos esportivos", completou.

