Geovana Pagel
São Paulo – A primeira vez que o brasileiro Alessander Lenzi viajou para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi em 2002, para participar de uma competição de jet ski: o Campeonato Mundial da União Internacional de Motonáutica (UIM). Lá conheceu outros pilotos e apaixonados pelo esporte interessados em aprender sua técnica em acrobacias, como o árabe Salem Butti Butti Al Qubaisi, filho de um xeque de Dubai. "Desde então já fui nove vezes para Dubai. Só em 2005 fui cinco vezes para treinar o árabe e também pilotos russos e ingleses", conta Lenzi.
Cada vez que viaja, o piloto brasileiro permanece em média entre 15 dias e 30 dias no país árabe. "Dentro de uma região com 700 quilômetros de costa marítima e lugares paradisíacos, Dubai é refúgio de treino de vários pilotos de jet ski", explica Lenzi. "Em Dubai tem muito luxo, muitas construções malucas. É um lugar muito exótico", destaca.
O país árabe sedia o hotel Burj Al Arab, no qual a diária custa US$ 1,5 mil. A obra de US$ 6 bilhões tem 320 metros de altura, fica numa ilha artificial a 200 metros da praia e foi erguida sobre pilares fixos a 40 metros de profundidade. O edifício de fibra de vidro revestido de teflon tem formato de vela, restaurante panorâmico semi-suspenso e quadra de tênis. No hotel quase tudo o que brilha é banhado a ouro.
Alessander Lenzi nasceu em 1973, na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Trabalhou com a família no ramo de construção civil até 1993 e começou a andar de jet ski como brincadeira. "Comecei a fazer algumas manobras e percebi que tinha jeito para o esporte", conta o piloto. Naquele mesmo ano disputou seu primeiro campeonato, o catarinense. A partir daí não parou mais de competir e de conquistar títulos. Lenzi é o único piloto brasileiro a conquistar o Campeonato Mundial de Jet Ski na categoria Freestyle Profissional.
O piloto brasileiro tem sido requisitado no mundo inteiro, tanto por profissionais como por amantes do esporte, para passar adiante sua técnica e seu estilo em manobras radicais. Lenzi faz apresentações nos mais diferentes lugares do mundo, além de participar dos principais campeonatos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Este ano, mais uma vez sua agenda está lotada entre ensinar, treinar e competir.
"Hoje, tudo gira em torno do jet e do meu nome. Tenho várias pessoas trabalhando para mim que me ajudam a cuidar dos negócios pois construo os meus próprios jets e os comercializo, faço e vendo fitas com meus vídeos, represento marcas, viajo pelo mundo inteiro fazendo shows e também cuido dos patrocínios", explica.
Alessander Lenzi
E-mail: lenzi@lenzi.com.br
Telefone: + 55 (47) 3275 0259

