Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes) – A abertura do campeonato mundial de futebol sub-20, organizado pela Fifa, acontece amanhã (27) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A cerimônia de abertura terá shows musiciais, danças típicas e outros eventos, informou o sultão Saqr Al Suwaidi, presidente do comitê de cerimônias do país.
Segundo Al Suwaidi, cerca de 3 mil estudantes e dançarinos folclóricos, além de cantores "populares" locais, farão parte da cerimônia. Eles farão um show de 50 minutos, que será seguido pela apresentação da Banda da Polícia de Abu Dhabi.
Depois disso, cavaleiros carregando as bandeiras de todos os países que participarão do campeonato entrarão no estádio onde acontecerá a cerimônia. O presidente da Fifa, Sepp Blatter, estará presente e fará um discurso.
No final da cerimônia, será apresentada uma música composta por autores dos Emirados, que falará sobre a copa e também sobre a história do país. O objetivo da música é dar as boas vindas aos visitantes.
Turismo
O fato de os Emirados sediarem esse grande evento internacional está sendo visto pelas autoridades locais como mais uma oportunidade para mostrar "a capacidade de organização do país e de corresponder à confiança que a Fifa depositou em nós", afirmou um dos principais nomes do futebol local, Ali Bujsaim.
"Os campos, hotéis e outras instalações têm nível internacional. Tenho certeza de que o campeonato será um sucesso", declarou. "Temos de mostrar ao mundo que os Emirados podem organizar, não apenas essa copa da Fifa, mas qualquer evento internacional".
O governo dos Emirados quer transformar o país num centro de referência mundial para o turismo de negócios e para a realização de eventos internacionais. O primeiro teste dessa iniciativa ocorreu em setembro, quando Dubai, principal pólo econômico do país, sediou a reunião anual do FMI e do Banco Mundial. O encontro – que pela primeira vez ocorreu num país árabe – foi considerado um sucesso pelos participantes.