Alexandre Rocha
São Paulo – Os organizadores do Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETCC, da sigla em inglês) querem transformar a disputa em evento mundial a partir de 2005. A experiência de expansão para além das fronteiras européias, porém, já vai começar este ano, uma vez que a corrida de encerramento da temporada está programada para ocorrer no dia 9 de outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Embora o evento no país do Golfo Arábico já conste do calendário automobilístico de 2004, sua realização ainda depende da homologação do circuito pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da conclusão do contrato entre os promotores da corrida e os cartolas da categoria.
Hoje o campeonato conta com 10 corridas, mas a idéia é elevar este número para 12 a partir do próximo ano, com as duas primeiras provas sendo realizadas fora da Europa, seguidas de oito ou nove disputas européias e, por fim, mais uma ou duas corridas além das fronteiras do continente europeu.
Os organizadores querem eventos em três continentes. De acordo com o site oficial da categoria na internet, já foram abertas negociações com vários países para a promoção de etapas do campeonato, entre eles o Brasil. Também fazem parte da lista de prováveis sedes de corridas a China, o Japão, México, África do Sul e o Uruguai.
Ainda segundo o site, o objetivo da ampliação do campeonato é aumentar os benefícios decorrentes do marketing e da promoção dos eventos e, ao mesmo tempo, manter os custos atuais da competição.
Brasileiro
Embora ainda não haja uma definição sobre a realização de uma prova no Brasil, os fãs brasileiros de automobilismo poderão torcer pelo piloto paranaense Augusto Farfus Jr., que vai disputar o ETCC este ano pela Autodelta, equipe oficial da Alfa Romeo, ao lado dos italianos Gabriele Tarquini e Fabrizio Giovanardi, respectivamente campeões das temporadas de 2003 e 2002.
Aos 20 anos de idade, Farfus Jr. é o piloto mais novo da categoria. Mesmo assim ele já tem um extenso currículo de vitórias. No ano passado foi campeão da Fórmula-3000 Européia e, em 2001, venceu o Campeonato Europeu de Fórmula-Renault.
“Após vencer na F-3000 não há muitas opções para um jovem piloto que deseja competir em nível profissional. Há a Fórmula-1 e o ETCC. A F-1 continua a ser meu objetivo para o futuro, mas no momento estou feliz com a oportunidade de entrar no ETCC pela porta da frente. Com a Alfa Romeo e a Autodelta estou no topo. Eles são uma equipe vencedora e correr para eles certamente trará um grande impulso para a minha carreira”, afirmou o piloto brasileiro ao site do ETCC.
Além da Alfa Romeo, a categoria conta com outras duas escuderias oficiais de fábrica, a BMW e a Seat, e equipes independentes que este ano vão correr com carros Honda, Ford e Peugeot. A temporada de 2004 será a quarta do ETCC, que voltou a ser realizado após ter sido suspenso no final dos anos 1980 e assim permanecido durante a década de 1990.
Zanardi
A temporada de 2004 vai marcar ainda a volta definitiva às pistas do italiano Alessandro Zanardi, bicampeão em 1997 e 1998 da Fórmula Mundial (Cart World Series, hoje rebatizada de Champ Car) e ex-piloto da F-1, que em 2001 sofreu um grave acidente numa prova de F-Mundial na Alemanha e teve as duas pernas amputadas. Com um carro adaptado, Zanardi participou da última etapa do ETCC no ano passado, em Monza, na Itália. Ele vai correr de BMW.
Calendário do ETCC 2004
28 de março – Monza (Itália)
18 de abril – Valência (Espanha)
02 de maio – Magny-Cours (França)
16 de maio – Hockenheim (Alemanha)
30 de maio – Brno (República Checa)
27 de junho – Donington Park (Grã Bretanha)
31 de julho -Spa (Bélgica)
05 de setembro – Ímola (Itália)
19 de setembro – Oschersleben (Alemanha)
09 de outubro – Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Mais informações:
Site oficial da categoria
www.fiatouringcars.com
Site do Augusto Farfus Jr.
www.augustojr.com.br

