Campinas – A Câmara Municipal de Campinas homenageou na noite desta terça-feira (29), os 30 anos de eventos árabes promovidos pelo Instituto Jerusalém do Brasil. O evento ocorreu no Teatro Sesi e contou com a presença de vários representantes e apoiadores da comunidade árabe. A data de 29 de novembro é marcada por ser o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.
Por decisão do superintendente do Instituto Jerusalém, Ali El-Khatib, a homenagem feita à entidade foi compartilhada com outras pessoas e instituições que apóiam a cultura árabe em Campinas. Entre os que receberam o diploma de honra ao mérito por esta razão estava o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Salim Taufic Shahin, e o vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, Helmi Nasr.
“Campinas é um modelo de relacionamento, de solidariedade com os povos árabes, partindo do povo palestino, que hoje sente a necessidade de reconhecimento humano pelo seu desgaste, pelo seu sofrimento na criação de seu Estado”, destacou El-Khatib.
Entre os diversos eventos e ações promovidos pelo Instituto Jerusalém ao longo de três décadas estão a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Árabes da Faculdade de Campinas (Facamp), a criação do Parque da Paz e Memorial Yasser Arafat, o estabelecimento de Campinas como cidade-irmã de Jericó, a realização de seminários de negócios com os árabes, entre outros.
“A Câmara Municipal cumpre hoje um papel importante de reconhecer os 30 anos de eventos árabes em Campinas, que são eventos que cultuam a paz entre os povos”, destacou o vereador Dário Saad. Segundo Renato Simões, secretário de governo, que representou o prefeito Demétrio Vilagra, com o evento, “Campinas devolve ao povo árabe um pouco do que recebemos, da cultura da alegria e dos projetos sociais em nossa cidade”.
Salim Schahin declarou que “é uma honra para nós da Câmara Árabe estar ajudando o Instituto Jerusalém nestes 30 anos de evento. A Câmara também tem muito a ver com cultura e temos um grande projeto de fazer em São Paulo a Casa da Cultura Árabe, para mostrar a todos a enorme contribuição dos árabes no Brasil”. Durante o evento, ele também convidou o prefeito e os empresários da cidade para uma viagem de negócios ao mundo árabe.
Ibrahim Al Zeben, embaixador da Palestina, afirmou que “o povo do Brasil é muito sensível às causas justas e demonstra uma vez mais esta alma solidária que quer trabalhar pela paz”. “Sinto-me muito bem nessa cidade e neste estado onde se aposta o futuro deste continente. Queremos estreitar os laços [com os brasileiros]. A Palestina precisa de vocês”.
“Agradeço muito aos que estão fazendo esta reunião para mostrar ao povo brasileiro o valor da Palestina”, destacou Helmi Nasr. Para Mohamed Habib, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Campinas (Unicamp), a solidariedade ao povo palestino no Brasil “tem um sabor especial”. “Por essa natureza brasileira de ser um povo plural, de uma diversidade étnica e religiosa enorme, que é um grande coração que abriga a todos”.
No total, foram 18 pessoas homenageadas por seu apoio à cultura árabe em Campinas. Após a sessão solene, houve uma apresentação musical com o grupo de Sami Bordokan e um coquetel para os convidados.

